Pesquisas de melhoramento genético e avanços na produção agrícola são alvos de projeto na UFSM

Acadêmicos durante indução da cana de açúcar.

Iniciado em outubro de 2009, o Projeto de Pesquisa e Extensão de desenvolvimento da cultura canavieira no noroeste do Rio Grande do Sul, desenvolvido no LMGPP – Laboratório de Melhoramento Genético e Produção de Plantas da UFSM – Frederico Westphalen – RS busca por meio de estudos de acadêmicos de agronomia o melhoramento genético da cana de açúcar, visando à adaptação climática e o aumento do potencial de produção.

O projeto começou a ser elaborado com a chegada do Professor Doutor Velci Queiróz de Souza em 2008. Antes disso, circulava no estado um plano nacional de zoneamento para a cana de açúcar, porém, a região noroeste não estava sendo beneficiada devido à condição climática não ser propícia para o cultivo da planta. A partir daí o professor incluiu em seus estudos de melhoramento genético de plantas a cana, criando então um grupo de pesquisa e extensão. Atualmente esse grupo integra 28 alunos, com oito bolsistas, graduandos, mestrandos e doutorandos.  

 Participante do projeto desde a sua criação e agora doutorando da UFPEL, Carlos Busanello, ressalta a importância da participação em projetos durante a graduação, a qual foi de grande estímulo para a sua continuação na área acadêmica.

Além dos benefícios aos colaboradores, o projeto também poderá resultar a geração de empregos com a produção do etanol, novas possibilidades de cultivo para o agricultor e consequentemente o melhoramento da renda. 

Ouça a entrevista do professor Velci Queiróz fala como se deu o início do projeto.

Anelize, Bianca, Jessyca e Viviane.

About Agência Da Hora