
Cassio Tomaim, jornalista, Doutor em História, professor de Comunicação social e idealizador do projeto de pesquisa
O jornalista e Doutor em História, Cássio dos Santos Tomaim, está desenvolvendo um projeto de pesquisa que visa apontar um panorama da atual produção de documentários no Rio Grande do Sul, demonstrando os seus principais aspectos estéticos e identitários.
O projeto intitulado de “O documentário gaúcho contemporâneo: memória e identidade” possui análises quantitativas e qualitativas como base nos documentários realizados entre 1995 e 2010 no Estado.
A pesquisa já vem dando resultados, como a identificação da realização de 96 documentários no Rio Grande do Sul, incluindo curtas, médias e longa-metragens, no período estudado. Com essa identificação também foi possível reconhecer um crescimento da produção do gênero no Estado.
A pesquisa revela ainda o grande número de produtoras em relação ao de documentários produzidos neste período, justificando que isso está diretamente associado às leis de incentivo fiscal, além do baixo custo destas produções e dos recursos de mídia digital.
Na segunda fase do projeto foram entrevistados 12 cineastas, os quais contaram suas experiências para que fosse traçado o perfil dos documentaristas gaúchos. Uma constatação curiosa, é que em sua maioria (63%) são oriundos dos Cursos de Comunicação Social das universidades do Rio Grande do Sul.
A respeito dos formatos, a pesquisa aponta a predominância de curtas e médias aos longa-metragens e explica que a opção dentre estes formatos se dá pela estética, mas principalmente em função dos recursos e financiamentos disponíveis.
Após o mapeamento dos dados e a amostra de entrevistas, o projeto se encontra em estágio analítico.
Ouça AQUI a entrevista, em que Cássio nos fala sobre as etapas do projeto, os desafios encontrados e outros aspectos da pesquisa. Joana Schuman, Valquiria Tomaim e Thaise Brião.
Deixe um comentário