O União Frederiquense realizou na tarde de ontem, 02, seu primeiro jogo de 2013 na presença do seu torcedor. Fazendo parte da programação do aniversário da cidade, o Leão da Colina presenteou os frederiquenses vencendo o amistoso contra o Cruzeiro de Porto Alegre por 2 a 1.
Em preparação para a disputa da Divisão de acesso – série A-2 – que inicia no dia 16/03, o União havia feito dois jogos-treinos, o primeiro contra a equipe de Caiçara (17/02), em que goleou o time por 4 a 1, e no último dia 23/02, contra S.E.R AJAP, em Pinhalzinho, vencendo os catarinenses por 6 a 0. A disputa de ontem foi encarada como o teste mais difícil, já que o Cruzeiro disputa a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho.
O estádio não ficou completamente lotado – assim como costuma ser nos jogos válidos pela divisão de acesso – mas quase mil torcedores foram até ao Vermelhão da Colina para prestigiar a estreia do time em casa.
No primeiro tempo, o União não tomou conhecimento do adversário. Com boas jogadas de Murilo, o tricolor frederiquense teve domínio da partida até aos 10 minutos. Neste momento, o Leão da Colina chegou em um belo lance. Itaqui cobrou falta pela esquerda da grande área, Murilo recebeu e tentou ajeitar a bola, que subiu demais. O atacante completou com uma linda bicicleta que arrancou aplausos da torcida.
Aos 13 minutos, Alberto viu Paulinho livre na área, que tocou para o fundo das redes: para a sorte do União, o juiz viu irregularidade no lance.
Nos últimos minutos da primeira etapa, o “Xodó da torcida” – Murilo – com uma bela jogada individual, fez fila e deixou três marcadores para trás, mas na hora da finalização acabou chutando acima do gol de Fábio.
Embora com grandes oportunidades para os dois lados, o primeiro tempo terminou sem gols.
No início da segunda etapa, com a marcação acertada, o Glorioso Estrelado voltou pressionando e abafava as investidas do União, tanto que, aos 12 minutos, após uma jogada trabalhada por Jean Paulo pelo lado esquerdo, na entrada da área, tocou a bola para o lado e Jô empurrou para o fundo do gol de Gallas, marcando 1×0.

Confusão entre jogadores do Cruzeiro e arbitragem após a marcação do pênalti favorecendo o União. Foto: Dayana Giacomini.
Vendo a dificuldade de reação do time, o técnico Tiago Nunes fez alterações que mudaram o rumo da partida. Michel Lugo, que acabara de entrar, passou por dois marcadores e soltou uma bomba no ângulo esquerdo do goleiro Max, que entrou no lugar de Fábio, empatando o placar.
Aos 38 minutos, Itaqui vê Lima livre na área, que na hora do chute foi derrubado por Léo Carioca, gerando reclamações por parte de jogadores do Cruzeiro. Após a confusão, aos 42 min, Jajá bateu o pênalti marcando para o União e garantindo a vitória de virada do tricolor.
No próximo domingo, 10, às 16 horas, no Vermelhão da Colina, o União volta a campo em mais um amistoso, agora contra o Gaúcho, de Passo Fundo, que também disputará a Divisão de Acesso.
Ficha Técnica:
Amistoso em preparação a Divisão de acesso 2013 – A2
Local: Estádio Vermelhão da Colina – Frederico Westphalen
União Frederiquense: Gallas, Manivela, Caçapa, Xavier (Aguinaldo) e Tatto; Itaqui, Douglas Rinaldi (Willian Bones), Thiago Corrêa (Lima) e Jean Michel (Gilvan); Murilo (Michel Lugo) e Serjão (Jajá).
Técnico: Tiago Nunes.
Cruzeiro-POA (1): Fábio (Max), Reinaldo (Alair), Cláudio (Rogério), Léo Carioca e Marcelo Santos (Canhoto); Alberto (Fábio Nunes), João Pedro (Jean), Faísca e Jean Paulo (Helton); Paulinho (Clodoaldo) e Jô (Carlos Eduardo).
Técnico: Ben Hur Pereira.
Arbitragem: Jones Fernandes, auxiliado por Claudemir Carvalho e Bernardo Sidloski.
Gols: Jô (C), Michel Lugo e Jajá (U).
Cartões amarelos: Manivela, Murilo e Willian Bones (U); Jean Paulo, João Pedro, Léo Carioca e Alair (C).
Cartão vermelho: Faísca (C).
Dayana Giacomini / Da Hora
Deixe um comentário