Espaço fixo para a “Orquestra das Comunidades”

Além de violino, até o final deste ano, a “Orquestra das Comunidades” contará com violoncelo e piano. Foto: Cristiane Luza.

Retomadas no dia 5 de março, as aulas de violino do projeto “Orquestra das Comunidades” serão realizadas a partir de hoje, 19, em um local fixo. Antes, as mesmas ocorriam no Centro.

Todas as terças-feiras, oito crianças irão participar das atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Falcon, localizada no bairro São José. Os alunos serão divididos em duas turmas, uma com aulas das 13h às 14h e outra, das 14h às 15h.

Desde outubro de 2012, crianças que moram do outro lado do asfalto recebem aulas de violino por meio do projeto desenvolvido pela Cufa-FW, com o apoio da Arbaza Alimentos e do Ministério Público. Foto: Cristiane Luza.

A iniciativa tem o objetivo de fazer da música um instrumento de paz e de interação entre as crianças participantes e suas comunidades. De acordo com o coordenador da Cufa-FW, Roberto Torres Junior, até o final de 2013, além de violino, a “Orquestra das Comunidades” contará com violoncelo e piano.

O projeto é desenvolvido pela Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen desde outubro de 2012, com o apoio do Ministério Público e da Arbaza Alimentos. As aulas são ministradas pela Irmã Olindina Margoti, que possui licenciatura em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), exclusivamente para moradores dos bairros São Francisco de Paula, São José, Jardim Primavera e da Pedreira.

 

Cristiane Luza / Ascom Cufa-FW / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora