No dia 11 de abril, o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW) comemorou 47 anos. O CAFW é uma unidade básica de ensino da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada à Coordenadoria de Ensino Médio e Tecnológico. A instituição tem por finalidade oferecer ensino profissional técnico e tecnológico para alunos de ambos os sexos, em regime de externato, semi-internato e internato. E tem como missão “Promover a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de excelência, contribuindo com a formação integral da pessoa para que exerça sua cidadania, visando o desenvolvimento da sociedade.”
Quando a instituição abriu suas portas, no dia 11 de abril de 1966, levava o nome de Ginásio Agrícola, e se preparava para receber sua primeira turma. Até o ano de 1997, o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen abrangia somente a área agrícola. Logo em seguida, foram incluídos os cursos: Técnico em Informática e o Técnico Agrícola com Habilitação em Agroindústria.
A partir dos anos 2000, a instituição teve que se adequar às normas da Legislação e iniciou a Reforma da Educação Profissional e do Ensino Médio. Nesse tempo, também foi implantado mais um curso, o Curso Técnico em Química com Habilitação em Carnes e Derivados. Com o decorrer dos anos, diversas mudanças ocorreram no Colégio, e a mais significativa e marcante foi a implantação de dois Cursos Superiores, o Curso Superior em Tecnologia de Alimentos e o Curso Superior em Sistemas para Internet.
Atualmente o Colégio Agrícola tem formado cada vez mais profissionais bem qualificados e sucedidos, contribuindo assim para tornar Frederico Westphalen referência em educação na região.
Vandressa Garzon / Da Hora
Deixe um comentário