Tendo em vista os maltratos a animais, a AMAA (Associação dos Melhores Amigos dos Animais) realiza brechós periodicamente, desde o ano de 2011. Esses brechós têm a finalidade de arrecadar fundos para a castração de machos (cães e gatos), já que a Prefeitura Municipal é responsável pela castração das fêmeas, além de tratamentos veterinários para os animais abandonados. No último sábado, 20, foi efetuado o brechó devido à grande demanda de produtos para venda, doados pela comunidade frederiquense.
Geralmente são quinzenais, uma edição executada em sabadões dos negócios e a outra na metade do mês, sempre na Praça da Matriz e apenas no período da manhã porque, segundo Priscila Santos, na parte da tarde as vendas costumam ser mais escassas. O dinheiro arrecadado é variável. Infelizmente, às vezes o que é recolhido não é suficiente para suprir as necessidades de todos os animais.
A AMAA existe no município de Frederico Westphalen desde abril de 2010 e é formada por voluntários. Sônia Paim foi a fundadora da associação e também a primeira presidente, primeiramente tendo de se reunir com a Câmara de Vereadores para depois colocar em prática a ação.
Atualmente a associação conta com um presidente, um vice, dois tesoureiros e três membros do conselho fiscal. Priscila Santos trabalha no Ministério Público do município e é a vice-presidente do AMAA. Ela destacou que o objetivo principal do projeto é a prevenção e conscientização contra maltratos a animais.
Priscila ainda acrescenta que durante os dias de semana as doações são recebidas na veterinária Mundo Animal, com Luciane Dalpiva. Já nos dias em que ocorrem os brechós, as doações podem ser feitas na hora com os integrantes do AMAA, na Praça da Matriz.
Bruna T. Perazzoli / Da Hora

Deixe um comentário