Ocorreu ontem, dia 23 de abril, mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, que contou com um grande público, principalmente de estudantes da UFSM-FW.
Após a abertura de praxe, o primeiro assunto a ser debatido foi o transporte à UFSM-FW. Henrique Weber Dalla Costa, integrante do DCE, discursou em nome de todos os estudantes sobre às más condições que a empresa São Jorge oferece aos universitários. “Tornamos pública a problemática enfrentada com a superlotação dos ônibus, que é um problema emergencial e pontual. Mas acreditamos que a longo prazo deva ser implementado o transporte coletivo urbano para Frederico Westphalen, e para tal contamos com a colaboração do poder público municipal”. A superlotação é o principal problema apontado, devido à quantidade baixa de ônibus, se comparado ao número de pessoas que necessitam do transporte a cada dia. A atitude dos estudantes foi elogiada por todos os integrantes da câmara, que se mostraram solidários e se comprometeram a enviar essa questão ao prefeito, e juntos resolveriam este problema da melhor maneira possível. O vereador Giacomini afirma: “Nós precisamos agir. O poder público precisa agir. Não queiramos que isso acabe em tragédia. O problema é grave.”
Desde a ultima sessão, duas propostas foram aprovadas pelo prefeito. O artigo 34/2013 – contribuição social à associações de Radio Difusão Comunitária de Frederico Westphalen, e o artigo 35/2013 – programa de regularização fiscal.
Por ultima instância, os vereadores colocaram suas propostas que, após debatidas, serão levadas ao prefeito. Foi sugerida a implantação de cestas básicas para os funcionários públicos , a implantação de um ponto de táxi nas universidades da URI e da UFSM-FW, melhorias nas estradas com patrolamento e e cascalhamento, a colocação de lixeiras de grande porte nas praças, principalmente da Corsan, brinquedos para parques e praças externas, e a construção de um trevo ao lado da Mabella, que dá acesso à UFSM-FW.
Angélica Knapp / Da Hora
Deixe um comentário