A corda pra vida

A técnica é achar um ponto fixo, onde você vai se concentrar nele e esquecer tudo ao seu redor. Foto: Leandro Monks.

Com perfil radical e ao mesmo tempo divertido, traduz uma sintonia entre a mente, o corpo e o equilíbrio… Apresento-lhes: Slackline!

O Slackline, esporte que nasceu nos EUA, pode ser entendido, na tradução literal para o português, como linha bamba. Consiste no equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, ancorada em dois pontos fixos (geralmente árvores), praticado a uma altura média de 30cm do chão. É indicado para todas as idades. Proporciona muitos benefícios físicos e também mentais.

Embora seja muito praticado nas praias, alguns adeptos do Slackline montam o equipamento em qualquer lugar onde sintam vontade de praticar. É o caso de Gerry Rieth, estudante de Engenharia Florestal da UFSM-FW. O jovem chamou a atenção das pessoas que descansavam no bosque da universidade, ao equilibrar-se em uma corda.

Segundo Gerry, ele conheceu o esporte em Brasília, na metade do ano passado. “Vi um grupo de pessoas caminhando e fazendo manobras em cima de uma fita, achei muito legal e fui conhecer. Quando cheguei em casa, eu e um amigo começamos a ver vídeos e logo me interessei pelo esporte”, relata o estudante, que imediatamente providenciou o material para poder praticar. “Compramos a nossa fita. No começo nem sabíamos instalar, muito menos nos equilibrarmos em cima. Mas com o passar do tempo, vendo vídeos e lendo sobre, aprendemos as manhas do esporte”.

Para além do esporte, insisto que ele me relate sobre essa energia, sintonia que envolve a prática. “O Slack traz muitos benefícios para o praticante. Ajuda muito na concentração e no equilíbrio. Tem que estar concentrado; caso não esteja, vai cair logo”. E mais: ele diz que quem começa a praticar não quer mais parar. “É uma sensação muito boa estar em cima da fita. Limpa a mente e você entra em contato com a natureza”.

Apesar de ter começado há pouco tempo, e se considerar um mero aprendiz, Gerry já consegue perceber algumas mudanças nele depois que começou a praticar. “Minha concentração aumentou muito”, relata.

Peço que ele me fale sobre o porquê de as pessoas deverem se render aos encantos do Slackline. Então, presta atenção nas dicas: “As pessoas devem praticar por causa dos benefícios físicos e mentais que ele proporciona. O equilíbrio, a concentração, a consciência corporal, a velocidade de reação e coordenação são alguns dos principais benefícios”.

Carolina Marostega / Da Hora