Eleição define representantes da UFSM-FW no 53º CONUNE

18,92% dos acadêmicos participaram da eleição. Foto: Tatiane Pacheco.

No dia 24 de abril aconteceram as eleições que decidiram qual chapa representará a Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen no 53º CONUNE (Congresso Nacional da UNE – União Nacional dos Estudantes), que irá ocorrer em Goiânia-GO, dos dias 29 de maio a 2 de junho. O congresso ocorre de dois em dois anos e tem como objetivo discutir temas relacionados aos universitários como os rumos da educação no Brasil, definir as linhas de atuações da UNE, e decidir por voto a nova diretoria, sendo que esta é constituída por várias forças e a majoritária é a UJS.

Membro do atual DCE, Henrique Weber Dalla Costa lembra que foi lançado edital para os interessados em formar chapas. A eleição deve ter 5% de estudantes que votaram. E, para validar a eleição, deve ter 50% + 1 da chapa para ser eleita. Henrique também lembra que o atual DCE tem motivado os estudantes a estarem participando dos congressos organizados pela UNE.

A comissão eleitoral, constituída pelos acadêmicos Robson Junior Bach, Thiarles Brun e Marcos Benzo, divulgou no final da noite do dia 24 de abril o resultado da eleição, na qual a chapa única recebeu 183 votos, dos 18,92% dos estudantes aptos a votar que compareceram às urnas.

A chapa única que irá representar a Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, é constituída pelos acadêmicos:

Delegado: Martin Witter (Agronomia)

Primeiro Suplente: Mariele Fioreze (Engenharia Ambiental)

Segundo Suplente: Marcos Lazzaretti (Engenharia Florestal).

Lembrando que a chapa é constituída por um delegado e dois suplentes, sendo que apenas o delegado tem direito a voto.

Tatiane Pacheco / Da Hora