Cursos da URI/FW em parceria com a OAB realizam ação para prevenção de doenças cardíacas

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que ocorreu no dia 07 de abril, foi realizada na Praça da Matriz, pela parte da manhã do último sábado, 11 de maio, uma ação de prevenção de doenças cardiovasculares e pressão arterial. O evento foi promovido pela URI/FW, através dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Nutrição e Ciências Biológicas em parceria com a OAB/FW e também com apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.

Acadêmicos do 3º semestre de Educação Física juntamente com a professora Vera Moraes. Foto: Bruna T. Perazzoli.

A população pôde participar de atividades relacionadas à prevenção de doenças cardíacas e juntamente com a ação puderam responder a um questionário sobre a “Semana do Coração”, que ocorrerá em outubro. Segundo o professor do curso de Educação Física, Erecy Roberto Segala, “a campanha acontecerá pela 3ª vez no estado, pela 2ª vez em Frederico Westphalen e já acontece há 8 anos no município de Cruz Alta. É realizada pelo ICCA (Instituto de Cardiologia de Cruz Alta), Governo Federal e pela AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), na qual o médico coordenador é Paulo Viecili. Trouxemos à FW pelo fato de ser uma cidade bastante movimentada e para incentivar a população à ter uma vida saudável e pode-se perceber que as pessoas se interessam quando a questão é a saúde”.

“Na edição anterior, no município de Frederico, passaram aproximadamente de 300 a 500 pessoas pela Semana do Coração. Neste ano a expectativa é que não seja diferente e pretendemos envolver grande parte da população para não deixar ninguém desinformado sobre o tema”, ressaltou Segala.

Camila Fochesatto, acadêmica do 3º semestre de Ed. Física participa da ação pelo segundo ano e destaca a importância do evento: “acredito que é uma iniciativa interessante trazer esse tipo de atividade para conscientizar a população em geral sobre a importância de ter uma vida saudável. Justamente por não ter custo, as pessoas participam e se interessam em saber como está a sua saúde, além de ficarem atraídas pela atividade física”.

3ª etapa da ação: população responde questionário sobre a “Semana do Coração”. Foto: Bruna T. Perazzoli.

O procedimento foi dividido em três etapas: primeiramente, os acadêmicos do curso de Enfermagem verificavam a pressão arterial, em seguida os acadêmicos do curso de Educação Física mediam a altura, o peso e a circunferência do abdômen e por último respondiam um questionário sobre a Semana do Coração e ganhavam um folder com dicas de atividades físicas, alimentação saudável e “curiosidades” sobre pressão arterial, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e da saúde da população.

Além desses procedimentos, o curso de Educação Física ministrou duas oficinas. Uma, de Recreação, com a professora Vera de Moraes, e a outra, de Experiência Docente de Voleibol, com o professor Erecy Roberto Segala, juntamente com os acadêmicos dos 3º e 5º semestres. As pessoas que se interessavam em participar das atividades deveriam estar munidas de documento de identidade e CPF.

 

Bruna T. Perazzoli / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora