Como funciona a sociedade

Foto: Leandro Monks.

Aconteceu neste último final de semana, nos dias 17, 18 e 19 de maio no auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, o curso “Como Funciona a Sociedade – CF1”. Organizado pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB, Associação Brasileira dos estudantes de Engenharia Florestal, Grupo de Agroecologia da UFSM-FW e o grupo Levante Estudantil,  tem por objetivo explicar como funciona o sistema capitalista, e contou com a participação de 28 alunos da UFSM-FW e URI-FW.

Filho de agricultores, Engenheiro Agrônomo, Pós-Graduado em Sociologia e Economia Política e atualmente Mestrando em Desenvolvimento Rural na UFRGS, Vanderlei Franck Thies, tutor desta série de cursos sobre economia política há mais de 10 anos, explica que a felicidade humana não está simplesmente na satisfação das necessidades básicas como objetivo principal da vida. Vanderlei diz que a sociedade funcionou por muito tempo de forma diferente, e acredita que a sociedade deveria se reorganizar a um sistema mais igualitário no futuro.

Foto: Leandro Monks.

Fernanda Maria, membro da FEAB e uma das organizadoras do evento, acredita que a sociedade precisa ter consciência de como se formou o atual sistema capitalista e o sistema organizacional social, e possíveis soluções para a nossa situação atual, aproximando mais jovens e fortalecendo os movimentos dos trabalhadores e estudantil local.

Leandro Monks / Da Hora