Lei proíbe motociclistas de entrar em Postos de Combustível de São Paulo usando capacete

Conforme informações veiculadas no site do G1, a LEI Nº 14.955, DE 12 DE MARÇO DE 2013 (Projeto de lei nº 823/09, do Deputado José Bittencourt – PDT) “Proíbe o ingresso ou permanência de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face nos estabelecimentos comerciais, públicos ou privados”. 

Em Frederico Westphalen são encontradas opiniões divergentes quando cogitada a hipótese dessa lei entrar em vigor no município. Foto: Angélica Knapp.

Um dos pontos polêmicos é em relação à entrada em postos de gasolina. Atualmente, alguns postos já exigem que os motociclistas tirem os capacetes na bomba, na hora de abastecer. Mas a lei é mais abrangente e exige que o item seja retirado ainda fora do estabelecimento. O objetivo da medida é reduzir o número de assaltos.

A multa para quem descumprir a regra será de R$ 500,00. Caso o motociclista volte a desrespeitar a lei, o valor da multa dobra.

Apesar das críticas dos motociclistas, os revendedores de combustíveis afirmam que a lei pode melhorar a segurança nos postos. O prazo para a cobrança da multa ainda não foi definido.

E se essa lei entrasse em vigor em Frederico Westphalen?

“Eu acho que é uma medida de segurança, porque muitas vezes tem pouca gente trabalhando, e pode acontecer algum assalto”, relata Elisangela Milani, funcionária de um posto de combustível da cidade. Quanto à possibilidade de os postos aceitarem a aderir à lei, ela acrescenta: “ Eu acredito que os postos iriam aderir, mas de início sem multa, ou um valor menor, até os motoqueiros se acostumarem”.

Já a opinião do motociclista Ediomar Strapasson é diferente.  “A meu ver, Frederico Westphalen é uma cidade pequena, não tem necessidade de uma lei dessas, tanto é que não ocorrem assaltos. O pessoal já é pobre, vai colocar  500 ‘conto’ de multa por causa de capacete, ninguém vai ter condições de pagar”. Quanto à reação dos motociclistas sob a nova lei, ele afirma: “Teria uma revolta dos motoqueiros, porque é uma coisa sem necessidade. Aproximadamente 20% das pessoas tem moto. Todo mundo conhece todo mundo”.

Angélica Knapp / Da Hora

About Agência Da Hora