Intercom Sul 2013 deixa marcas positivas nos que passaram pelo evento

O Intercom ocorre há 35 anos, reunindo todos os cursos de comunicação do país. Desde 2006, é antecedido por edições regionais.

Quero-quero, simbolo oficial do Intercom Sul 2013 nas ruas de Santa Cruz do Sul. Divulgação.

Neste ano, o Intercom Sul aconteceu na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho. A comissão organizadora estimou que aproximadamente duas mil pessoas se fariam presentes durante os três dias de congresso. Um dos objetivos principais era reunir alunos, professores, profissionais de mercado e pesquisadores da Região Sul das áreas de Jornalimo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. O tema 2013 foi “Comunicação em tempos de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades” e o quero-quero foi o símbolo oficial  do evento.

“Desde que terminou o Intercom do ano passado em Chapecó a gente começou a fazer o nosso Intercom. Foi uma preparação a longo prazo, e a satisfação das pessoas é a prova de que a gente conseguiu fazer o Intercom que a gente imaginou”, relatou Priscila Steffens, integrante da organização do evento.

Ao longo dos dias, foram ofertadas oficinas dos mais variados assuntos, para os mais variados públicos, bem como mesas de discussões. Por exemplo, a oficina “Telejornalismo, o fazer diário”, ministrada por Francine Schwengber, jornalista da RBS TV dos Vales, de Santa Cruz do Sul. Ela contou como é o dia-a-dia de um jornalista da área de telejornalismo. Todos fazem mais de uma coisa. Ela própria, além de ser a apresentadora do Jornal do Almoço, ainda é repórter e editora. “A gente cobra o escanteio, cabeceia pro gol e ainda vai buscar a bola”, comentou, humorizando a situação.

A cobertura feita em cima da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, em janeiro deste ano, foi um dos assuntos mais debatidos. Houve uma mesa de discussão especial para o assunto: “Pode o local falar para o nacional? Análise da cobertura jornalistica da tragédia de Santa Maria”. E, na última noite, um painel que contou com a presença de Daniela Ungaretti (RBS TV/RS), Rosane Marchetti (Globo) e Carlos Alberto Ferreira (Globo), onde mais uma vez o assunto foi apresentado, além de falarem sobre suas profissões.

O ponto alto do congresso é o Expocom, momento no qual alunos apresentam trabalhos feitos em disciplinas do curso. Mais de 450 trabalhos foram inscritos, 248 aceitos e apresentados, e 65 modalidades foram premiadas, classificando-se para a edição nacional, que por sua vez ocorrerá em Manaus, em setembro deste ano.

Beatriz Aguiar, que teve seu trabalho premiado, comentou: “Esse quero-quero representa pelo menos um semestre de esforço, estudos, pesquisas acadêmicas, conversa com o orientador. É uma sensação de realmente dever cumprido, de que que cumpri o meu papel. Mas ainda não acabou, e eu pretendo conquistar uma coisa lá em Manaus também.”

Quatro trabalhos da UFSM-FW foram premiados:

– A Implantação da Primeira Assessoria de Comunicação da UFSM campi Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Autora: Tuane Nicola. Orientadora:  Lana Campanella. (Modalidade: Assessoria de Comunicação Governamental)

– Construção de Site para Empresa: SPOLTI Eventos. Autores: Claudia Garlet, Tuane Nicola, Ana Caroline Finger. Orientador: André Quiroga Sandi. (Modalidade: Produto de Comunicação Institucional Digital)

– Marginália: cultura e expressão fora do eixo. Autores: Caroline Govari Nunes, Camila Pilla, Dieison Marconi, Aline Martins, Marília Dalenogare, Josafá Rohde. Orientador: José Antonio Meira da Rocha. (Modalidade: Revista customizada)

– As Guei da Rua do Comércio: histórias de sexo e transformismo. Autores: Camila Pilla de Azevedo e Souza, Karen Cristina Kraemer Abreu, Andressa Costa Prates, Dieison Marconi. Orientadora: Debora Cristina Lopez. (Modalidade: Programa Laboratorial de Áudio).

Angélica Knapp / Da Hora

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