Aconteceu entre os dias 27 e 29 de maio, na URI, Campus de Frederico Westphalen, o XIV Seminário Jurídico, com o tema “Nova Legislação Brasileira: um olhar à luz das mudanças”. Os seminários vêm sendo realizados uma vez por ano e conquistando mais espaço na cidade.
O evento aconteceu no Salão de Atos da universidade e contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas. Dentre elas, estão os acadêmicos e professores do curso de Direito da URI, profissionais da área, egressos e comunidade local.
As palestras foram ministradas por Marcelo Arigony, responsável pelas investigações do caso da Boate Kiss, com o tema “Criminalidade Moderna: um desafio à segurança pública”; por José Carlos Dal Ri, Juiz do Trabalho da Comarca de Frederico Westphalen, que abordou “A nova legislação da CLT em relação ao empregado doméstico”, e a última palestra foi ministrada pela desembargadora Maria Berenice Dias, que falou sobre “Família com S”.
O coordenador do curso de Direito Aquilo Corbari salienta que esses seminários são importantes, tanto para a URI quanto para os acadêmicos, pois recebem palestrantes que possuem conhecimento vasto nessas áreas, o que facilita mais o entendimento desses assuntos. A aluna do 5º semestre Thissiane Mariucha destaca duas vantagens. Uma é aprender o que ainda não se sabe e a outra é de reforçar o que já se sabe. Ela diz ainda que às vezes se torna monótono assistir às aulas cinco dias por semana e esses seminários são uma forma legal de quebrar um pouco o gelo, sair um pouco da monotonia, não sendo, porém, de menor aprendizado, e é uma atividade indispensável para a vida acadêmica.
Dos dias 15 a 18 de outubro, acontecerá também na URI-FW o Clico de Estudos Jurídicos, com proposta parecida a dos seminários, ao passo que o XV Seminário Jurídico está previsto para a última semana de maio de 2014.
Eliara Rothmann / Da Hora
Deixe um comentário