Pequenas agroindústrias que dão certo

Cana de açúcar pronta para ser moída. Foto: Angélica Knapp.

A COOPERTERESA (Cooperativa Canavieira Santa Teresa Ltda), localizada no interior de Campina das Missões, é uma cooperativa criada em 1998 pela união de pequenos agricultores. Começou inicialmente produzindo cachaça, e agora produz também melado e açúcar mascavo. Possui também uma envasadora de álcool. Além disso, conta com um mercado que abastece grande parte da comunidade, e ainda compra leite de produtores e revende para indústrias da região. Hoje em dia conta com cerca de 80 sócios.

A produção 2013 começou em maio, por ser esse o período em que a cana de açúcar adquire a doçura necessária para poder ser usada. São dois funcionários fixos que trabalham na fabricação dos produtos, e outros funcionários que trazem a cana até a fábrica. Por enquanto apenas é produzido melado. São produzidos por dia 150 kg do produto, do qual uma grande quantia já está encomendada antecipadamente.

A cachaça começará a ser produzida somente depois da época da geada, a não ser que venha cana de fora, que não seja necessária para a fabricação do melado. Porém, há um estoque de 2000 litros da produção do ano passado, estoque esse obrigatório, para que tenham cachaça  suficiente até que comecem a fazer novamente.

Tachos de garapa cozinhando para depois virar melado. Foto: Angélica Knapp.

A maior parte da cana utilizada para a produção é própria da cooperativa, e o restante vem de terceiros. Por dia são moídos cerca 1500 kg de cana para a produção.

Os produtos são revendidos especialmente em Campina das Missões e Candido Godói, mas são bastante procurados também por pessoas de outras cidades, muitas que estão a passeio.

Roque Steinmetz, funcionário da cooperativa, afirma que “até o final do ano são estimados que 250 toneladas de cana serão gastas na produção”.

Angélica Knapp / Da Hora

About Agência Da Hora