Ocorreu na cidade de Três Passos manifestação que apoiou o país inteiro

No último sábado, dia 22 de junho, ocorreu na cidade de Três Passos uma manifestação que apoiou o país inteiro.  O protesto teve inicio às 15h30, na praça central Reneu Geraldino Mertz, e depois percorreu as avenidas principais da cidade, Julio de Castilhos e Ijuí, com uma parada na Praça das Bandeiras, onde os manifestantes cantaram o Hino Riograndense e o Hino Nacional, ocorrendo ainda alguns pronunciamentos. Por fim, continuaram sua caminhada e retornaram à praça central.

Praça da Bandeira foi palco dos manifestantes. Foto: Thaís Soares.

A manifestação pacífica foi organizada por um grupo de pessoas pela plataforma Facebook, que conseguiu levar em torno de 500 pessoas as ruas, com o intuito de reivindicar seus direitos, como educação, cultura, transporte público da cidade e apoiar os manifestantes do país inteiro.

Para Marco Antonio Dornelles, o principal motivo do manifesto na cidade, “entre outras causas, mas principalmente, é a corrupção e o dinheiro público que não está sendo bem investido no nosso país e também no nosso município”.

João Paulo Massotti, por sua vez, enfatizou que “uma das formas que o povo tem de demonstrar que está insatisfeito é fazer esse tipo de manifestação”, lembrando que deve ser sempre uma manifestação pacifica. Também comentou sobre o alto preço do IPTU e o preço da gasolina, que aumentou consideravelmente na cidade, entre outros problemas que estão sendo reivindicados e que está indignando a população.

Manisfestantes expõem suas reivindicações em cartazes. Foto: Thaís Soares.

Também para Diego Henrique Uroda, “em primeiro lugar a mobilização nasceu da juventude, porque esse é o futuro, um futuro eleitoral, um futuro que está na urna todo ano e que com certeza o futuro de Três Passos bem melhor. Essa questão do IPTU, bem particular nossa, é mais uma a ser revista, além da carência das escolas municipais e estaduais, nossos pólos universitários e transporte público”. Diego lembrou que é necessário “se comover com esse movimento nacional e puxar para a nossa realidade”.

O manifesto foi embalado com a música “Que país é este”, da Legião Urbana, e foi protegido pela Brigada Militar, que percorreu o trajeto todo com os manifestantes. E uma nova data para a manifestação foi marcada, dia 25 de junho, às 17h30, novamente na Praça das Bandeira da cidade.

Thaís Soares / Da Hora