A importância do estágio na vida do acadêmico de Relações Públicas

Opções mercadológicas para um Relações Públicas não faltam. De acordo com a presidente do CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas) Angelina Gonçalves de Faria Pereira, o mercado tem crescido muito nas micro e pequenas empresas, que somam 98% do mercado no Brasil. As áreas de atuação, dentro de uma mesma empresa, vão desde a parte administrativa, como promover ações que valorizem a empresa ou marcas e criar canais de comunicação com funcionários, fornecedores e clientes, até a organização de eventos, como organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades para a promoção da empresa.

A melhor fase para se inserir no mercado de trabalho e adquirir experiência é na vida acadêmica. O estágio, remunerado ou não, acrescentará o diferencial em seu currículo, tornando mais fácil a procura de um emprego definitivo.

Conversei com a acadêmica do 6º semestre de Relações Públicas – Ênfase em Multimídia e estagiária do Setor de Marketing e Comunicação do jornal O Alto Uruguai de Frederico Westphalen, Ana Caroline Finger, sobre seu ingresso no mercado de trabalho, e conferi como é seu dia-a-dia e os pontos positivos e negativos dessa trajetória.

Como foi o teu ingresso no mercado de trabalho e como é teu dia-a-dia no estágio?

O coordenador do curso nos avisou que a empresa estava abrindo vaga para estágio e pediu que enviássemos os nossos currículos. Enviei meu currículo, fui chamada para a entrevista, em que tínhamos ações práticas para resolver. Depois de algumas semanas, fui chamada para começar. Tive dois meses de estágio probatório e depois fui contratada como estagiária de marketing e comunicação.

Meu dia-a-dia é bem agitado, pois temos várias demandas. Nosso setor é dividido em três subsetores: comercial, onde desenvolvemos campanhas e ações promocionais para a venda de anúncios; assinaturas, onde desenvolvemos ações e campanhas para as vendas; e institucional, onde desenvolvemos ações promocionais, eventos e campanhas para o relacionamento com os clientes, assinantes e comunidade em geral.

Qual a importância do estágio ainda em vida acadêmica?

Traz capacidades e feeling que não sabemos que possuímos e aguça os sentidos. Além do mais, nos deixa prontos para a prática do dia-a-dia profissional.

O que aprendeu no estágio que a sala de aula não ensina?

Trabalhar com valores e orçamentos reais. Por mais que trabalhemos durante a faculdade com empresas reais, não é a mesma coisa, pois meu trabalho está diretamente ligado a outras pessoas e empresas, em questão dos seus produtos, serviços e orçamentos.

Quais as dificuldades com que mais se depara enquanto estagiária?

Para mim, a maior dificuldade foi pegar o ritmo de trabalho da empresa. Agora, depois de 4 meses, me sinto parte da empresa e sinto que tenho mais liberdade para pensar e criar ações, juntamente com a equipe do setor.

Acha que o curso realmente prepara o aluno de RPM para o trabalho diário?

Em parte. É como meus professores sempre falam: “não há teoria sem prática e nem prática sem teoria”. Temos vários trabalhos práticos durante a faculdade, mas quando chegamos ao mercado de trabalho nos sentimos meio perdidos e com vontade de ligar para os professores. Claro, tudo que eu aprendi na faculdade é trabalhado diariamente, pois temos subsídios para justificar as ações que realizamos. No meu caso, eu tive uma profissional de RP como minha chefe, que contribuiu muito para que eu pegasse o jeito e o ritmo do trabalho. Creio que nenhuma faculdade prepara totalmente um aluno para o mercado de trabalho, por isso existem os estágios, para que possamos colocar em prática tudo que aprendemos na academia.

De acordo com a acadêmica Ana Carolina Finger, a realização do estágio ajuda o estudante a colocar em prática as matérias previstas em sala de aula e também a adquirir experiência para mais tarde ingressar no mercado de trabalho. Além do mais, o estágio agrega pessoas ao nosso circulo de convivência, na área das comunicações, e isso é muito importante.

O acadêmico deve pensar primeiro na área que pretende seguir na hora de disputar uma vaga de estágio, será uma ótima oportunidade de saber os desafios que ela proporciona e se realmente é isso o que você quer. O estágio é o momento da vida acadêmica em que o estudante pode experimentar sem medo as opções que a sua formação disponibilizará.

 

Tácia Viero / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora