Acadêmicos da UFSM-FW levam dois prêmios no Intercom Nacional

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sediou o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorrido na cidade de Manaus, dos dias 03 a 07 de setembro. O troféu de melhor revista (Marginália) foi ganho pelos acadêmicos Aline Martins, Caroline Nunes, Camila Pilla, Dieison Marconi, Marília Dalenogare e Josafá Rohde, e o prêmio de melhor documentário de rádio, As Guei da Rua do Comércio, foi conquistado por Aline Martins, Andressa Prates, Camila Pilla, Dieison Marconi, Marília Dalenogare e Josafá Rohde. Antes de concorrerem ao prêmio Nacional, eles passaram pelo Expocom Sul, o qual premiava os melhores trabalhos da região Sul.

Disputando o troféu com todas as regiões do Brasil, a Revista Marginalia tem o intuito de abordar manifestações culturais. Seus principais assuntos são prostituição feminina e masculina, homossexualidade, amor livre e tatuagens, assuntos que podem não ter a mesma receptividade em lugares diferentes. “Em uma cidade pequena como Frederico, o assunto tatuagem gera preconceito, muitas pessoas ainda tem esses tipos de prejulgamentos e foi isso que queríamos passar, assuntos que mexessem com as pessoas. Através de uma revista bem limpa, com a diagramação leve, sem pecar no excesso de informações”, conta-nos Camila Pilla, que foi a Manaus representar os acadêmicos que desenvolveram a revista e o documentário.

Já o documentário de rádio As Guei da Rua do Comércio tem como principal cenário uma esquina do centro da cidade de Frederico Westphalen, onde transformistas saem para a prostituição. Durante um bom tempo, os acadêmicos acompanharam essa vida, passando a ter diálogos que variavam do sexo, rotina, prostituição, família, preconceito. Segundo Camila, foi muito difícil dialogar com essas pessoas. A partir daí, o documentário apresenta simulações baseadas em histórias contadas por esses transformistas.

Rafaela Forchesatto / Da Hora

About Agência Da Hora