Ocorreu na última quinta-feira, dia 19, às 19h, no galpão da rádio Comunitária 97.9 FM, espaço 42 do Acampamento Farrapo, próximo à esquina da Rua do Comércio com a Rua Presidente Kennedy, o início do 1º Concurso de Trova de Frederico Westphalen. Foram seis os trovadores concorrentes, sendo que desses apenas três foram classificados para a final que ocorre sábado, dia 21 de setembro.
O concurso promovido pela rádio foi um sucesso já em seu primeiro dia de apresentações. Nem a chuva que chegou no início do evento atrapalhou o público, que permaneceu até o fim do evento mesmo não havendo espaço suficiente no local para tantos espectadores.
Ângelo Lorini, jornalista da Comunitária 97.9 FM há cinco anos, falou que apesar da chuva e do acidente ocorrido na BR-386, entre Seberi e Boa Vista das Missões, o evento ficou dentro das expectativas, mesmo tendo sido difícil encontrar trovadores na região. Representando a rádio, ele agradeceu aos seis participantes que compareceram, e, a partir do que decorreu nesse primeiro concurso, afirmou que a emissora, cujo objetivo é promover eventos semelhantes nos anos que se seguirem, vai procurar levar esta primeira edição como experiência para as próximas que serão feitas.
O objetivo da rádio ao promover esse concurso foi resgatar a trova, por ser uma manifestação da cultura gaúcha que anda esquecida, por não estar mais presente em festivais, na Semana Farroupilha, nem mesmo em CTGs. Além disso, a emissora, a partir do evento promovido, procurou incentivar a valorização dos trovadores, disponibilizando um espaço para a divulgação dessa tradição já quase perdida pelo povo gaúcho.
Os trovadores selecionados na primeira fase do concurso de trova foram avaliados por cinco jurados, entre eles o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior. Os concorrentes foram avaliados por dupla, sendo que um dos competidores de cada dupla foi escolhido através de critérios de avaliação para participar da final que ocorrerá dia 21, próximo sábado. A premiação final será: 1º lugar – R$ 300,00, Troféu e Artigo Gaúcho, 2º lugar – R$ 200,00, Troféu e Artigo Gaúcho e 3º lugar – Troféu e Artigo Gaúcho.
Os trovadores estavam satisfeitos com o evento, e sentiam-se contentes pela iniciativa da rádio em promover o resgate da cultura da trova. Os participantes de menos idade, entre eles Jacson Rodrigues França, estudante de Engenharia Ambiental da UFSM-FW, deixam claro que mesmo os jovens têm de manter essa tradição gaúcha, que é marca do Rio Grande.
O concurso de trova promovido pela rádio Comunitária 97.9 FM iniciou com sucesso. A participação de grande número de espectadores, mesmo tendo acontecido incidentes graves, e de trovadores, que se combateram com seus versos para conseguir chegar à reta final do concurso, demonstrou a importância do evento para o povo rio-grandense. Agora resta aguardar o final dessa disputa, que promete mais trovas criativas e grande destaque no 35º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen.
Tamires Zortéa / Da Hora


Deixe um comentário