Em Cascavel, no Paraná, a semana tradicionalmente gaúcha também foi comemorada, com várias atividades dos dias 15 a 20 de setembro. Começando no domingo, uma cavalgada, partindo da zona rural cascavelense até a Comunidade de São Salvador, localizada no distrito de Rio do Salto, a menos de 10 km da cidade. A cavalgada foi realizada pelo CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Estância Colorada, grupo que tem 14 anos de história em atividades tradicionalistas.
Na quarta-feira, 18, aconteceu na Câmara de Vereadores de Cascavel a 1ª Mostra Cultural de Danças Tradicionais, onde se apresentou o mesmo grupo Estância Colorada e o grupo Rodeio da Tradição. Com o intuito de homenagear os imigrantes da região, que em sua grande parte são oriundos do Rio Grande do Sul, Marcio Pacheco, presidente da Casa, ressaltou que “a Câmara está aberta às manifestações populares e todas as pessoas são bem-vindas a este espaço”.
Na sexta-feira, data comemorativa do Dia do Gaúcho, foi realizada na UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), no Centro de Convivência da instituição, uma mateada. A intenção foi reunir os admiradores da cultura gauchesca, e contou com apresentações de gaiteiros com músicas típicas. Além do tradicional chimarrão, também foi servido para o público arroz carreteiro e costelão.
Taluana Panizza / Da Hora
Deixe um comentário