Ocorre em Linha Maracujá, Caibi, evento programado pelo clube de mães Céu Azul

Foi realizado no último dia 29, domingo, no salão de festas da comunidade Linha Maracujá, Caibi, o evento festivo do clube de mães Céu Azul, que ocorre todos os anos seguindo a tradição local. O evento contou com a participação de vários grupos de mães e demais mulheres do município, além do prefeito municipal Dilair Menin. O festejo teve início às 14 horas e término às 18 horas, quando os músicos que animavam a festa se retiraram.

Banda Irmãos Freitag animando a festa. Foto: Tamires Zortéa.

Banda Irmãos Freitag animando a festa. Foto: Tamires Zortéa.

Todos os anos, em setembro, o clube de mães de Linha Maracujá realiza uma festa na comunidade, convidando os demais clubes da região a participarem. Pela parte da manhã ocorrem as recepções aos grupos, ao meio dia é servido o almoço, e à tarde começa a dança, que sempre é animada por uma banda da região. Este último evento, por sua vez, foi realizado com animação da banda Irmãos Freitag, de Cunha Porã.

Compareceu à festa desse ano um número muito maior de pessoas do que era esperado pelos responsáveis do evento, o que desencadeou a falta de mesas, bancos, trabalhadores e até mesmo salada ao meio dia, horário do almoço. Integrantes do clube de mães da comunidade, que auxiliaram nos trabalhos da festa, afirmaram que “vários clubes não avisaram antecipadamente que estariam presentes na festa; assim, como esses grupos chegaram em cima da hora, faltaram mesas e cadeiras e os alimentos preparados pelas cozinheiras quase não foram suficientes”. Apesar dos contratempos, os grupos foram todos acomodados em locais preparados rapidamente no salão de festas e todos foram servidos sem que houvesse falta de alimento. A carência de trabalhadores foi compensada pela ajuda de pessoas voluntárias da comunidade e de regiões vizinhas.

Além dos clubes de mães, várias outras pessoas compareceram ao evento, e muitos ficaram até o fim da festa, sendo esse fato considerado pelas lideranças do local uma grande ajuda para que as comunidades do meio rural, como Linha Maracujá, ainda invistam nesses festejos. Como grande número de pessoas comparece e permanece no evento até seu final a comunidade, que além dos ingressos vende os mais diversos alimentos e bebidas, acaba obtendo bons lucros, que ajudam a manter a sociedade e a cultura no interior.

A festa permaneceu sem discussões ou brigas até o final, mesmo sabendo-se que, em festejos interioranos geralmente surgem discussões que acabam tendo de ser barradas pelos seguranças do local. Segundo os organizadores da festa, o evento gerou bons lucros e tanto os clubes de mães participantes quanto as demais pessoas que compareceram à festa estavam satisfeitos e prometeram retornar na edição do próximo ano, que também será realizada pelo grupo Céu Azul, da comunidade Linha Maracujá.

Festa segue animada com dança pela parte da tarde. Foto: Tamires Zortéa.

Festa segue animada com dança pela parte da tarde. Foto: Tamires Zortéa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tamires Zortéa / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora