O ENEM se aproxima e as expectativas aumentam

Falta menos de um mês para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No entanto, este ano o número de inscritos superou todas as expectativas e bateu novamente um recorde. Foram confirmados 7.173.574 inscritos. O que representa um aumento de 24% em relação a 2012.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Sua realização ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro. Sendo que no primeiro dia de avaliação, 26, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia, 27, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e; Matemática e suas Tecnologias. A lembrar que, no primeiro dia, o tempo para a realização da prova é de até 4h30, e no segundo dia de 5h30.

A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. E também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Vale ressaltar que uma boa avaliação no Enem é requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras, bem como para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Às vésperas da realização da prova, as expectativas aumentam. Alunos juntamente com as suas escolas se preparam, através do estudo dos conteúdos cobrados no Enem. A maioria das escolas realiza palestras de orientação profissional, participa de simulados, dentre outras atividades relacionadas a vestibulares e a futura carreira profissional.

A Escola Estadual Técnica José Cañellas, de Frederico Westphalen, está entre as que se preocupam com o bom

Diretor da Escola Estadual Técnica José Cañellas, Pasqual Sebastião Minetto

Diretor da Escola Estadual Técnica José Cañellas, Pasqual Sebastião Minetto. Foto: Rejane Beatriz Fiepke.

desempenho dos alunos na prova. Conforme afirmou em entrevista o diretor do colégio, Pasqual Sebastião Minetto, “visamos a uma boa preparação dos alunos para realizar o Enem. A escola tem participado de simulados juntamente com a URI, bem como em programas realizados pelas universidades, em especial as particulares. Enfatizamos essa questão de um bom desempenho no exame, e a escolha da futura carreira profissional. Temos um alto índice de alunos que ingressam nas universidades a partir da nota do Enem, inclusive em cursos disputados como Medicina e Odontologia. Neste ano, serão em torno de 200 alunos que se formam no terceiro ano, e acreditamos novamente em uma alta taxa de aprovação. Temos notado a preferência, por parte dos alunos, pela Unochapecó, UFRGS, e URI. E também certas dificuldades em relação à UFSM de Frederico Westphalen, que, por ser em turno integral, impossibilita os estudantes de terem um emprego fixo.”

Além dos alunos que realizarão a prova pela primeira vez, há aqueles que já estão na universidade, mas optaram por realizar o exame novamente. Como é o caso de Alessandro Kessler, estudante do 2º semestre de Jornalismo na UFSM-FW. “Escolhi fazer o Enem de novo, porque não tenho certeza se Jornalismo é realmente o curso que eu quero. Mas acredito que todos deveriam fazer a prova, pois é um jeito de testar os conhecimentos e ver o quanto se está ligado no que está acontecendo ao nosso redor”.

Há também estudantes que, apesar de já terem realizado a prova anteriormente, não conseguiram aprovação no curso desejado. E estão tentando novamente. É o caso de Magdiel da Silva, de Novo Machado, que concluiu o Ensino Médio no ano de 2012. “Meu sonho é cursar Medicina. Mas, como não obtive nota suficiente no ano passado para ingressar no curso, optei por fazer o Enem novamente. E, para me preparar melhor, decidi fazer um cursinho pré-vestibular”.

As expectativas aumentam à medida que a data da realização da prova se aproxima. O Enem é hoje a porta de entrada para as principais universidades do país. Pela primeira vez as 59 universidades federais do Brasil aceitaram adotar a prova como nota ou complemento do processo seletivo de novos alunos. Mas, acima de tudo, um bom desempenho tem grande influência da determinação pessoal de cada estudante.

 

Rejane Beatriz Fiepke / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora