Conferência Regional sobre Segurança no Trânsito aconteceu em Frederico Westphalen

Abertura da conferência na presença das autoridades que completaram a mesa oficial. Foto: Alessandro Kessler

Abertura da conferência na presença das autoridades que completaram a mesa oficial. Foto: Alessandro Kessler.

Aconteceu no auditório da URI, nesta quarta-feira, 02, com início às 14 horas, a conferência com o Comitê Estadual de Mobilização pela segurança no trânsito. O evento contou com entidades importantes, que subiram ao palco e completaram a mesa oficial, juntamente com a população frederiquense e região em geral.

A conferência teve em sua abertura a execução do Hino Nacional e, em seguida, a fala e apresentação do evento por parte das entidades da mesa. Logo em seguida, houve a execução do Hino Rio-Grandense. A primeira palestra da tarde teve como tema “O Rio Grande do Sul e a Década Mundial de Ação Pela Segurança No Trânsito”, ministrada pelo tenente-coronel Urdeli Savedra Gomes. No decorrer da tarde, seguiram-se mais palestras e falas por parte das autoridades. Todas as decisões dessa conferência serão levadas até Porto Alegre em dezembro para uma conferência de abrangência bem maior.

O Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito foi criado em 11 de maio de 2011, pelo Dec. 48.013, junto com o início da Década Mundial da Ação Pela Segurança no Trânsito instituída pela ONU, através da Resolução 64/255, atendendo à iniciativa da Organização Mundial da Saúde.

Surgiu em razão da preocupação do Governo Estadual quanto ao elevado número de mortes no trânsito no Rio Grande do Sul, hoje superando outros tipos de homicídios. Na distribuição de responsabilidades, a tarefa da coordenação-geral do Comitê, bem como sua estruturação, coube ao gabinete do vice-governador do Estado.

O projeto acredita que juntos, governo e sociedade, podem mudar comportamentos e conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre as consequências da violência no trânsito, tendo por meta a proposta da ONU de estabilizar e, após, reduzir o número de mortes no trânsito em 50% até o ano de 2020.

O Comitê é integrado por diversas secretarias e Órgãos do Governo, totalizando 35 representações. Órgãos das esferas municipais e federal, bem como os demais poderes, também foram convidados a ocupar esse grande grupo. Da mesma forma, a sociedade civil tem efetiva participação, passando a integrar o Comitê após a manifestação de interesse formalizada em um termo de adesão. Hoje, conta-se com 34 entidades já participando ativamente das ações do Comitê, havendo possibilidade de novas adesões a qualquer momento. Basta ter ações vinculadas à áreas de segurança no trânsito e desejar contribuir para um melhor nível de segurança viária em nosso Estado.

O objetivo é mobilizar os órgãos de governos e da sociedade civil para que, em união de esforços, consiga-se a construção de um caminho sólido e permanente para diminuir a violência existente no trânsito, que são mortes decorrentes do trânsito viário. Para exemplificar, em 2010, tivemos 2.167 mortes no trânsito; em 2011 foram 2.025 e em 2012 2.090.

 

Alessandro Kessler / Da  Hora

 

 

About Agência Da Hora