Caminhada Bíblica reúne centenas de fiéis em Palmeira das Missões

Fiéis chegando à capela. Foto: Carine Zandoná Badke.

Fiéis chegando à capela. Foto: Carine Zandoná Badke.

No dia 29, aconteceu na comunidade Senhor Bom Jesus em Palmeira das Missões a 39º Caminhada Bíblica em homenagem ao mês da Bíblia, que é sempre comemorado em setembro. A tradicional romaria iniciou em 1974, quando um grupo de jovens que faziam estudos bíblicos decidiram concluir as atividades fazendo uma peregrinação até a capela do Senhor Bom Jesus, a mais antiga de toda a diocese. A peregrinação continuou ocorrendo posteriormente e segue até os dias atuais.

Aproximadamente 4 mil pessoas percorreram a estrada de terra que liga cidade ao interior, algumas com os pés descalços, outras com crianças de colo, para pagar promessas e pedir bênçãos. A multidão seguiu cantando e rezando e também refletindo as leituras da Bíblia que eram feitas enquanto paravam para descansar à beira da estrada. Nem mesmo o barro causado pela chuva do dia anterior, o sol forte e o cansaço fizeram com que os fiéis deixassem de demostrar sua fé. Os peregrinos vieram de vários municípios da região e foram recebidos pela comunidade local; Após a celebração, houve o almoço de confraternização e, à tarde, show com talentos locais, aumentado ainda mais a grandiosidade da festa.

Multidão que acompanhou a missa. Foto: Jéssica Zandoná

Multidão que acompanhou a missa. Foto: Jéssica Zandoná

O pároco da paroquia de Palmeira das Missões, Claudiomiro Prestes, avaliou que “vivenciamos um dia muito bonito da nossa caminhada de fé e evangelização da nossa paróquia Santo Antonio, e no ano que vem vamos celebrar 40 anos dessa caminhada que chamamos de caminhada bíblica. A caminhada teve uma participação muito bonita, muita gente, um dia lindo que Deus concedeu a nós e de forma especial com a participação bonita da juventude. A nossa igreja se soma com a igreja do mundo todo com a proposta de renovar e de reavivar a fé das pessoas, e são em momentos como este em que as pessoas saem de casa. A prece, a oração, pode acontecer em uma caminhada, não somente na igreja, com cantos e a comunidade toda envolvida, com pessoas vindo de perto e de longe”.

Padre Claudiomiro celebrando a missa. Foto: Jozi Fortes.

Padre Claudiomiro celebrando a missa. Foto: Jozi Fortes.

Quando perguntado sobre o fato de a Jornada Mundial da Juventude ter atraído mais jovens para a igreja e para os eventos que ela promove, ele disse: “Junto com o enfoque da renovação da nossa fé, a nossa igreja este ano também tem como foco a juventude, descobrir esse espaço, e oferecê-lo para que a nossa igreja possa ficar mais bonita, mais jovial, mais vigorosa, com o apoio, com a presença e a beleza da juventude. Na JMJ, a nossa paroquia também se envolveu e esteve presente, e fomos em um grupo grande, 25 jovens foram marcar presença no Rio de Janeiro, e com certeza todo esse ambiente tem ajudado para que a juventude participe e  encontre o seu espaço e possa estar aí presente, rezando bonito na nossa igreja hoje”.

A coordenadora do grupo de jovens da paróquia Santo Antonio,  Jozi Fortes, reforçou: “Depois da Jornada Mundial da Juventude, como em toda a caminhada ocorrida antes da jornada, o número de jovens atuantes na igreja tem aumentado, e a caminhada só vem pra reforçar isso, pois faz com que cada um de nós possa colocar as nossas intenções e o que a gente quer da nossa vida, e colocar mais perto de Deus. A caminhada bíblica veio aos poucos, e ao longo do seus 39 anos vem crescendo cada vez mais”.

 

Carine Zandoná Badke / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora