Realizada com sucesso em Palmeira das Missões a 1° Feira da Terneira

Foto: Carine Zandoná Badke.

Foto: Carine Zandoná Badke.

Realizada entre os dias 3 a 6 de outubro de 2013, no Parque de Exposições de Palmeira das Missões, a 1° Feira da Terneira teve em sua primeira edição diversas atividades. Entre elas, o 5° Simpósio do Leite, a Programação da 10° Credenciadora do Freio de Ouro, a 13° Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo, participação de palestrantes de várias áreas, julgamento e premiação de animais, exposição de máquinas agrícolas pelas empresas parceiras e também show cultural com o cantor tradicionalista Joca Martins.

Foto: Carine Zandoná Badke.

Foto: Carine Zandoná Badke.

A feira foi organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, do Núcleo Palmeirense de Criadores de Cavalos Crioulos (NPCCC) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Cadeia Leiteira (Nupecle). A Feira da Terneira contou com o apoio da UPF, UFSM, Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, Sesc, Emater e Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

Foto: Carine Zandoná Badke.

Foto: Carine Zandoná Badke.

Durante todos os dias da feira, o público que participou das atividades contou com a Escola do Chimarrão, um ônibus que ensina a confeccionar 36 tipos da bebida. A programação da feira teve atividades para toda a família, sendo possível passar o dia visitando, conhecendo e participando de sua primeira edição. Além de tudo, os agricultores puderam conhecer um pouco mais sobre as novidades na área de implementos agrícolas, produtividade na área leiteira e criação de gado, entre outras coisas.

Um dos diretores técnicos, idealizadores e responsáveis pela feira é o professor de Zootecnia da UFSM, campus de Palmeira das Missões, Rogério Folha Bermudes, que se mostrou surpreso ao ver que a feira superou as expectativas e foi bem maior do que esperavam. Rogério contou que a Feira da Terneira surgiu em função do grupo de pesquisa (Nupecle) Núcleo de Pesquisa e Extensão da Cadeia Leiteira, que engloba alunos do curso e também de Nutrição e de Administração. “Desde o primeiro ano do grupo, fazemos o Simpósio do Leite, e começamos a pensar que deveríamos fazer também uma Tarde de Campo, e tudo isso foi fenomenal. No quarto ano, ocorreu uma seca enorme e nós não tínhamos o que mostrar, e foi aí foi que deu o sinal: temos que fazer a Feira da Terneira, nem que seja com dez ou quinze animais. Então montamos o projeto e todos acharam a ideia muito boa, até porque fazia 12 anos que Palmeira das Missões não tinha uma feira. Mostrei o projeto para o governo atual e começamos a planejar”. Ele também conta que a ideia inicial era de trazer em torno de 15 a 20 terneiras, e esse número acabou chegando a 58 cabeças, pois vieram animais de muitos municípios, como Sede Nova, Boa Vista das Missões, Novo Xingu e outros.

Daniel Dutra, gerente da Agrinova, do Grupo Van Ass, disse que “realmente Palmeira das Missões vinha há vários anos sem feiras. Havia a Expopal antigamente, e agora a Feira da Terneira está abrindo novamente o mercado, o que proporciona ao produtor rural conhecer as novidades das empresas, de máquinas, e as pessoas podem fazer financiamento, renovar seu maquinário, com taxas de juros bem atrativas e preços bem promocionais, então vale a pena visitar a feira, que realmente trouxe muitas novidades”.

 

Carine Zandoná Badke / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora