Na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro, no segundo dia da XXXI Feira do Livro de Frederico Westphalen, aconteceu às 16h a mesa-redonda com escritores locais da Câmara dos Escritores do Alto Uruguai e Associação Cultural Atena, que comentaram suas obras e ressaltaram não só a importância da leitura, mas também a importância de ouvir histórias.

Capa da obra “Quando a Independência faz a União: Brasil, Argentina e a questão Cubana (1959-1964)”.
Na mesa, juntamente com Nerone Campo, Cesar Riboli, Maiara Giacomini, Eracilda Assumpção, Pompilio Girardelo, Vilmar Trevisol e Márcio Minuzzi, estava o professor do CAFW-UFSM, Leonardo da Rocha Botega, que lançou seu livro “Quando a Independência faz a União: Brasil, Argentina e a questão cubana (1959-1964)”. Esta obra é uma adaptação da sua pesquisa de mestrado, com cunho menos acadêmico e retratando um tema pouco pesquisado, que relata o contexto do início da Guerra Fria na América Latina, os fundamentos teóricos das posições externas do Brasil e da Argentina e uma cronologia do intenso conflito interamericano do início dos anos 60.
Tratando basicamente dos posicionamentos dos fóruns públicos – uma pesquisa que ainda está aberta –, Botega tem ideia de, futuramente, dar continuidade à pesquisa, indo em busca de arquivos confidenciais, ou seja, a documentação que vinha da Embaixada da Argentina para o Brasil, e a documentação que ia do Brasil para a Argentina, o que facilitaria uma visão do panorama interno.
Tanto o livro do Botega quanto dos outros escritores que ocupavam a mesa-redonda podem ser adquiridos na feira do livro, que acontecerá até o dia 12.
Aline Magri / Da Hora
Deixe um comentário