Mulheres são as mais afetadas pela osteoporose

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, deixando-os mais frágeis e vulneráveis a fraturas.  A doença atinge mais mulheres do que homens. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, as fraturas causadas pela doença ocorrem 3 vezes mais do que problemas de coração e 8 vezes mais do que o câncer de mama.

A partir dos 50 anos, 30% das mulheres e 13% dos homens podem vir a sofrer fraturas por causa da osteoporose. Suas principais causas são a falta de cálcio na alimentação, o que enfraquece os ossos, os antecedentes familiares, o uso de medicamentos corticóides, a pouca exposição à luz solar e a fragilidade óssea, que ocorre naturalmente por causa do envelhecimento. Fatores de risco como tabagismo, alcoolismo e sedentarismo, também ajudam no desenvolvimento do problema. Nas mulheres a deficiência hormonal, que acontece na pós-menopausa, é vista como um dos fatores responsáveis pela doença.

Adelina Belarmino, de 77 anos, sentia muita dor na coluna. Após realizar um exame de densitometria óssea, descobriu que tinha osteoporose no fêmur e na coluna. Atualmente, depois de um ano de tratamento com injeções e remédios para fortalecer os ossos, ela já não precisa mais realizá-lo, apenas come alimentos ricos em cálcio e toma pílulas de cálcio que ajudam na estabilização da doença.

A osteoporose é uma doença silenciosa e a fragilidade dos ossos é o principal sintoma. Sendo assim, as pessoas com a doença são sujeitas a sofrer mais fraturas. O diagnostico é realizado através do exame de densitometria óssea, que avalia a densidade dos ossos e consegue identificar precocemente a osteoporose. Por isso, segundo a Associação Americana de Osteoporose, é recomendado que todas as pessoas, principalmente mulheres, realizem o exame a partir do 65 anos, a fim de identificar precocemente a doença. Atualmente, a maioria dos casos são descobertos só após a primeira fratura sofrida pela pessoa.

O tratamento da osteoporose é realizado através de medicamentos, cuidados redobrados para evitar fraturas e exercícios físicos moderados. A osteoporose é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento adequado é possível que ela seja estabilizada.

As pessoas devem se preocupar desde cedo com a doença, tomando por hábito a ingestão de cálcio e vitaminas. Uma alimentação saudável com verduras, laticínios e peixes, exercícios físicos regulares e 10 a 15 minutos de sol regularmente, são um bom caminho para a prevenção da osteoporose.

 

Kátia Lacorte / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora