Comemorado em muitos países do mundo, o Dia do Professor tem a função de homenagear este profissional que é tão importante para a sociedade. No Brasil, o dia 15 de outubro é feriado escolar, mas muitas instituições de ensino fazem uso deste dia para promover eventos, comemorar e homenagear os professores.
Ser professor é um dos ofícios mais antigos do mundo, e com certeza um dos mais importantes também, pois a maioria das outras profissões dependem de um professor para sua formação.
Atualmente, ser professor é considerado um desafio, que poucos conseguem alcançar. Além de ser uma profissão desvalorizada, requer muita paciência, principalmente nas séries iniciais, onde cada passo é desafiador. O professor possui o dom de ensinar às crianças, jovens e também os adultos, em suas fases escolares.
Muitas regiões do Brasil estão com as escolas em situações precárias, o ambiente de estudo não é apropriado, existe falta de professores, ou o acesso às escolas é difícil. Mesmo assim, existem professores que por amor à profissão enfrentam qualquer desafio, pelo bem das futuras gerações.
Adriana Centenaro Zanatta atualmente é orientadora educacional da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, de Frederico Wetphalen, e é educadora há 16 anos. Adriana relata que, para ela, o mais gratificante é trabalhar com as séries iniciais e com o ensino superior, pois nas séries iniciais as crianças vêm despreparadas, é preciso moldá-las, e no ensino superior, principalmente no curso de Pedagogia, prepara os alunos para assumirem a sala de aula.
Os professores são os mestres do conhecimento e sempre que necessário orientam seus alunos para os melhores caminhos. Eles fazem parte da família das pessoas, que, junto com os pais, participam da educação das crianças e compartilham cada vitória por elas vividas.
Jéssica Rigon/ Da Hora
Deixe um comentário