DCE e colegiado de Jornalismo realizam assembleia

Laura Coutinho e Gean Marcos, conduziram as falas da tarde tirando dúvidas dos presentes. Foto: Alessandro Kessler

Laura Coutinho e Geanmarcos Garcia conduziram as falas da tarde tirando dúvidas dos presentes. Foto: Alessandro Kessler.

Nesta quarta-feira, 23 de outubro, aconteceu na sala 2 do Laboratório de TV da Universidade Federal de Santa Maria uma assembléia com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre o funcionamento dos programas estudantis, do DCE e do Colegiado de Jornalismo. As falas foram comandadas por Laura Coutinho, estudante do 4º semestre de Jornalismo e por Geanmarcos Garcia, estudante do 5º semestre de Relações Públicas, ambos participantes ativos dos programas citados.

O colegiado de Jornalismo é formado por um grupo de professores que tomam decisões em função do encaminhamento do curso e das disciplinas. No momento, possui como presidente o acadêmico Dieison Marconi, estudante de Jornalismo do 8º semestre, e como suplente a acadêmica Tatiane Milani, estudante do 4º semestre do Curso de Jornalismo.

A assembléia ainda teve como pauta a escolha de substitutos dos alunos que estão se formando, e, consequentemente, deixando a vaga para futuros parceiros do DCE e do colegiado. Tatiane Milani será substituída por Adriano Dal Chavion no colegiado de Jornalismo, que se candidatou quando perguntado aos participantes do encontro quem se mostrava interessado em ocupar a vaga. Sheila Wiroski candidatou-se a suplente também, e inicia suas atividades como oficial no início do próximo semestre. As reuniões do Colegiado, que serão realizadas futuramente pelo grupo, são às quartas-feiras à tarde, com duração média de duas horas. As decisões tomadas pelo grupo são todas repassadas aos demais estudantes que se fizerem presentes nas reuniões que se seguem.

No que se fez respeito às propostas do Departamento de Comunicação (DECOM), prontificaram-se os alunos Mateus Quevedo, acadêmico do 2º semestre de Jornalismo, e Maurício Martins, estudante do 6º semestre de Jornalismo, a participar das reuniões e tomar para si as responsabilidades dos cargos. As reuniões serão realizadas todas as sextas-feiras à tarde, com início previsto para as 16 horas. O Departamento de Comunicação é formado, aqui no Campus de Frederico, por um conjunto de 13 professores, e desses 13 integrantes, um quinto é formado por alunos, somando 2 integrantes que se fazem presentes nos encontros e reuniões representando os alunos.

Outra pauta discutida foi a respeito da ENECOS, Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, que terá um congresso a ser realizado em março de 2014, e pode ser disponibilizado transporte caso haja uma boa mobilização de alunos dispostos a participar. O congresso contaria com a participação de seis ou sete pessoas do Campus, número a ser combinado, que poderiam ainda efetivar o auxílio formação para cobrir os gastos.

Um público grande se fez presente na sala para acompanhar as falas. Foto: Alessandro Kessler

Um público grande se fez presente na sala para acompanhar as falas. Foto: Alessandro Kessler.

Durantes as falas que se seguiram, foi lembrada ainda a formação de chapas do DCE para a votação. As campanhas das chapas iniciam nestas duas semanas que seguem, culminando com a votação no início de novembro. As chapas do DCE, depois de eleitas, têm autonomia pra representar os estudantes, lembrando ainda que, para ser efetuada a votação, necessita-se de no mínimo duas chapas. No caso de chapa única, as cédulas de votação serão demarcadas com opções de “sim ou “não”.

Alessandro Kessler / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora