O temporal no começo da semana no Rio Grande do Sul atingiu fortemente a região no Centro Fronteira Oeste, Missões e Noroeste do Estado. Em Santa Rosa, cerca de 500 casas foram destelhadas.
Segundo informações, o vento chegou a 121 km/h no município. Casas, escolas e dois ginásios de esporte foram destruídos na cidade. Algumas famílias tiveram que se retirar de suas casas e foram morar temporariamente com familiares, vizinhos e amigos.
Conforme Luis Paulo Soares, “ao menos 99 mil pontos estavam sem energia elétrica nesta segunda-feira. Somente na área da concessionária Rio Grande Energia (RGE), havia 90 mil pontos sem luz às 12h. Os municípios mais prejudicados eram Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa e Santo Ângelo”.
Na terça-feira, 22, a prefeitura de Santa Rosa avaliou os estragos do temporal, conforme o levantamento (que ainda não exato). O dano pode dar em média de R$ 5 milhões. Só a agricultura sofreu estragos estimados de R$ 2 milhões. A cultura que mais foi prejudicada foi a de trigo.
Além da luz ter sido cortada pelo temporal, a água em alguns pontos de Santa Rosa também acabou e continua cortada, e aos poucos estão voltando às residências.
Michélli Bokorni / Da Hora
Deixe um comentário