Realizada Feira do Livro e Conhecimentos em Caibi-SC

Ocorreu entre os dias 23 e 25 de outubro, no salão paroquial de Caibi, Santa Catarina, a 4ª feira Compartilhando Conhecimento,  16ª Exposição de arte,  5ª Noite de Talentos Musicais da Escola Dom Pedro II e a 10ª Feira do Livro. O evento contou com a presença do público de toda a região, que prestigiou os diversificados trabalhos exibidos na feira, tanto quanto a grande quantidade de livros expostos ao público e a diversidade de apresentações teatrais desenvolvidas no local.

Exposição de livros durante o evento. Foto: Tamires Zortéa.

A feira e exposição de arte em Caibi neste ano de 2013 teve novos e diversificados trabalhos expostos pelos alunos da Escola de Educação Básica Dom Pedro II, que permaneceram no evento nos três dias de feira explicando seus trabalhos e orientando o público que chegava para apreciar a exposição. Com início na quarta feira, dia 23, seguiu com a ajuda de todos os professores da escola, bem como o apoio da FAI – Faculdades de Itapiranga, que também levou apresentações à feira.

Os trabalhos desenvolvidos e apresentados no evento foram planejados com o auxílio de todos os professores das mais diversas áreas no decorrer do ano letivo. A feira foi basicamente uma combinação de todos os projetos desenvolvidos na escola, dentre os quais pode-se destacar alguns. As séries iniciais trabalharam com projetos do meio ambiente, principalmente dando ênfase à questão do lixo. Os professores das áreas humanas trabalharam com o tema dos impostos e tributações, e na área de Matemática trabalhou-se com as ciclovias. Entretanto houve mais projetos, como o de relógios feitos de madeira que trabalham contando as horas, minutos e segundos a partir de pequenas bolinhas de metal. Esses relógios são conhecidos por serem uma maneira diferente de contar o tempo.

Tabela Periódica feita com litros, uma das artes presentes na feira. Foto: Tamires Zortéa.

Também houve projetos de Português, em que foram trabalhadas as obras O Pequeno Príncipe, Capitães de Areia e O Menino do Dedo Verde. Outras apresentações que ocorreram em paralelo foram: júri simulado com a presença das autoridades locais, com o tema Boate Kiss, de Santa Maria, na quarta-feira à noite; e a mostra de talentos da escola, em que houve a participação do Barranca, um grupo nativista de Mondaí contando a história dos balseiros, na quinta-feira à noite.

A secretária da Escola Dom Pedro II, Julieta Ferronato, falou sobre a participação do público no evento e sobre o desenvolvimento da feira em Caibi: “Tivemos a participação de escolas regionais, visitação em massa do público daqui da cidade e visita da FAI – Faculdades de Itapiranga. Estamos profundamente satisfeitos com a feira de 2013 e todos os trabalhos desenvolvidos superaram as nossas expectativas, o que é ótimo”. Os demais membros da escola também se diziam satisfeitos devido ao sucesso do evento, que ocorre todos os anos na cidade com diferentes programações e apresentações.

Na sexta-feira, dia 25, último dia de feira e exposição, foram apresentados espetáculos de teatro. Pela manhã houve duas peças teatrais, uma delas foi Tecer Poesia, e à noite foi apresentada a comédia A Esposa Muda. Importante destacar que à tarde foi feito o desafio de matemática aos alunos presentes no local.

Grande quantia de livros foi exposta na feira. Foto: Tamires Zortéa.

No sábado, já não havendo mais feira e apresentações, o cenário, bem como os enfeites no salão, foram recolhidos pelos organizadores do evento, fechando definitivamente a feira de 2013.

Tamires Zortéa / Da Hora