Surgiu em 1990, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização quanto à importância da prevenção do câncer de mama, por meio de um diagnóstico precoce. A campanha, que atualmente é realizada em vários países do mundo, também acontece em Frederico Westphalen. Durante todo o mês foram realizadas diversas ações, como palestras sobre o tema e explicações sobre o autoexame.
Para comemorar o êxito das atividades, foi realizada na quinta, 31, uma missa na Catedral de Santo Antônio, às 19h30, iniciativa da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Prefeitura Municipal e CLJ. Com a fala, o padre Leonir Fainello destacou a relevância e repercussão do movimento, mas fez um desafio a todos os presentes e às entidades envolvidas: ter o mesmo empenho na luta por outras causas. Enfatizou também a necessidade de atenção às comunidades carentes da cidade, e sugeriu que o tema também fosse alvo de campanhas.
Finalizando, relembrou e afirmou a importância da campanha de conscientização do Novembro Azul, que, dirigida aos homens, tem como objetivo alertar sobre a necessidade da prevenção do câncer de próstata.
Vinicius Duarte / Da Hora
Deixe um comentário