Aconteceu nesta quinta-feira, 31 de outubro, no salão de atos da URI-FW, uma palestra com o professor Pedro Demo. A palestra encerrou a programação do I Ciclo de Estudos em Educação, idealizado pelos cursos de Matemática, Letras, Pedagogia, Psicologia e Filosofia da URI – Campus Frederico Westphalen.
Pedro Demo é graduado em Filosofia pela Faculdade dos Franciscanos, Curitiba, (1961-1963), PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, (1967-1971), e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA), (1999-2000).
Atualmente, é professor titular aposentado e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Sociologia. Política Social (Educação) e Metodologia Científica são suas áreas de atuação.
Pedro Demo trouxe a Frederico Westphalen a conferência “Desafios da educação contemporânea”, na qual abordou o ensino brasileiro, tanto fundamental/médio quanto superior. Criticou o uso de métodos antigos como apostilas, reforçando que os professores repassam algo copiado, fazendo com que o aluno receba um conhecimento replicado ao invés de instigar que os mesmos busquem e tirem suas próprias conclusões. Falou da importância da pesquisa em si, de evitar resumos e cobrar leituras completas. “O órgão de aprendizado no Brasil ainda é o ouvido, não o cérebro”, disse o conferencista.

Encerrou nesta quinta-feira, 31 de outubro, o I Ciclo de Estudos em Educação da URI-FW. Foto: Naiumy Roani.
Superar o modo “instrucionista” de ensino estava entre os tópicos da palestra. O termo consiste em repassar um conhecimento pronto, como se ele fosse absorvido de dentro para fora, o que, segundo Pedro Demo, não é o modo ideal de ensino. Aí se aplica a diferença que ele estabelece entre aula e aprendizagem. “Se aumentarmos as aulas, a turma aprende menos”, ressaltando que, se não for mudado o método, e ensino continuará como está. Criticou o piso salarial dos professores e trouxe números que apontam que, mesmo em escolas particulares, o ensino não evolui, e que estamos, além de tudo, acomodados.
A palestra contou com aproximadamente 450 pessoas, e o público teve espaço para fazer perguntas ao palestrante. Pedro Demo tem mais de 90 livros publicados, muitos dos quais abordam o tema central da palestra do dia 31.
Naiumy Roani / Da Hora
Deixe um comentário