Trabalho desenvolvido por estudantes do CAFW/UFSM fica entre os melhores do Brasil

O aplicativo denominado MapPRF (Mapeamento de Ocorrências da Polícia Rodoviária Federal), trabalho desenvolvido por estudantes do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do CAFW (Colégio Agrícola de Frederico Westphalen) para a 2° edição do Concurso de Aplicativos para Dados Abertos, conseguiu ficar entre os três melhores do Brasil. O concurso foi realizado em parceria do Ministério da Justiça com a W3C Brasil e  teve seu resulado divulgado no dia 27 de outubro.

Projeto desenvolvido pelos estudantes, que está disponível na internet. Foto: Divulgação.

Projeto desenvolvido pelos estudantes, que está disponível na internet. Foto: Divulgação.

As pessoas que compunham o grupo foram escolhidas pelo coordenador do projeto, o professor do CAFW Joel da Silva, tendo como integrantes os acadêmicos Antônio Augusto Foletto, Augusto Lazzarotto de Lima, Vinicius Bisognin Imimich, de Tecnologia em Sistemas para Internet do CAFW, e Paulo Henrique Vianna, de Sistemas de Informação do CESNORS. O projeto também contou com a colaboração de membros não oficiais da equipe, que auxiliaram e apoiaram o projeto: os professores Evandro Preuss, de Tecnologia em Sistemas para Internet do CAFW, Guilherme Bernardino da Cunha e Cristiano Bertolini, de Sistemas de Informação do CESNORS .

Grupo reunido, desenvolvendo o projeto que ficou entre os melhores. Foto: Divulgação

Grupo reunido, desenvolvendo o projeto que ficou entre os melhores. Foto: Divulgação.

Segundo Paulo Henrique Vianna, o aplicativo mostra dados e estatísticas sobre acidentes e tem o objetivo de auxiliar o motorista e a própria Polícia Federal mostrando os trechos onde há maior índice de acidentes com mortes. Através de gráficos que mostram quais trechos da BR-386 têm maior número de mortes por acidente, é possível deduzir quais locais são mais perigosos. “Não esperávamos obter esse resultado tão bom, estamos muito felizes e ansiosos, os outros dois projetos que concorrem conosco são muito bons. É claro que esperamos obter o primeiro lugar, mas mesmo se não ganharmos é gratificante ficar entre os três melhores, ter esse reconhecimento”, comentou.

O concurso terá sua grande final em Brasília, no dia 21 de novembro. A premiação para os três primeiros lugares é:

  • 1° lugar: um laptop;
  • 2º lugar: um e-reader Kindle;
  • 3° lugar: todos os classificados até o terceiro lugar terão seu aplicativo divulgado no Portal do Ministério da Justiça, receberão kits com camisetas W3C Brasil e certificado assinado pelo Ministro da Justiça, além da viagem paga para o Encontro Nacional de Dados Abertos, nos dia 21 e 22 de novembro.

O sistema desenvolvido pelo grupo pode ser visualizado no link: http://200.132.38.35/mapprf, estando aberto para acesso público.

 

Eveline Drescher / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora