Top 5 filmes para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

pagadordepromessas

Filme “O Pagador de Promessas”, ganhador da Palma de Ouro em 1962.

No dia 5 de novembro de 1896, no Rio de Janeiro, acontecia a primeira exibição pública de cinema no país. Por isso, nessa data é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Porém, a produção cinematográfica nacional só foi efetivamente obter projeção internacional em 1961, com o lançamento do filme “O Pagador de Promessas”, baseado na obra de Dias Gomes e dirigido pelo até então ator Anselmo Duarte, primeiro longa brasileiro premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

De 1970 a 1980 predominou a chamada “pornochanchada” e os filmes bancados pelo Estado, por meio da Embrafilme. Já no final da década de 1990, surgem filmes que atingem grandes bilheterias e atendem a diversos públicos: filmes de comédia, drama, policial, entre outros. E permanece assim até hoje.

Curiosidades sobre o cinema brasileiro:

– Em 1973, o Brasil criou o Festival de Cinema de Gramado, realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha.

filmes

O Palhaço (2011); Desenrola (2011); Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite 2 (2010).

– O Brasil já concorreu ao Oscar diversas vezes e em diferentes categorias: Melhor filme (O Beijo da Mulher-Aranha); Melhor direção (Hector Babenco e Fernando Meirelles); Melhor filme estrangeiro (“O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho”, “O que é isso, Companheiro?” e “Central do Brasil”); Melhor atriz (Fernanda Montenegro); entre outros.

– Até hoje nenhum filme brasileiro ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro.

– A primeira filmagem em território nacional aconteceu em 19 de junho de 1898, pelo italiano Afonso Segreto, que capturou imagens da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

– O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi “Tropa de Elite 2” (2011) com público de 11 milhões.

– O canditado brasileiro ao Oscar 2014 será o filme “O Som ao Redor”. É o primeiro longa de ficção do crítico e cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho.

O “top 5” de filmes nacionais recentes e imperdíveis:

1º O Palhaço (2011): Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar o circo.  (http://migre.me/gxvT5)

Cinema-aspirinas-e-urubus

O alemão Johann (Peter Ketnath) e o nordestino Ranulpho (João Miguel).

2º Cinema, aspirinas e urubus (2005): Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país, e um nordestino simples que sempre viveu no sertão. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade. (http://migre.me/gxvUm)

3º A Busca (2012): Um pai – o médico Theo (Wagner Moura) – é obrigado a jogar-se na estrada em busca de seu filho Pedro (Brás Antunes), que desaparece no fim de semana em que completaria 15 anos. O repentino e inexplicável sumiço do filho é a última carta a desabar no castelo de Theo.  (http://migre.me/gxvWL)

 

PRA_ASSISTIR_OS3_5.

Rafael (Gabriel Godoy), Camila (Juliana Schalch) e Cazé (Victor Mendes) vivem um triângulo amoroso.

4º Serra Pelada (2013): O drama de milhares de brasileiros que foram em busca da riqueza em garimpos no interior do Pará é mostrado na volta de Heitor Dhalia ao cinema nacional. (http://migre.me/gxvXK)

5º Os 3 (2011): No longa Os 3, dirigido por Nando Olival, três jovens chegam de diferentes pontos do país para cursar faculdade em São Paulo. Desde o primeiro dia, uma estranha e intensa atração os une. Alugam um apartamento juntos e passam a viver colados. Vivem aos beijos e abraços. Trocam palavras de amor com naturalidade. (http://migre.me/gxvZF).

Luiza Gomes / Da Hora

About Agência Da Hora