Delegado William Garcez profere palestra sobre drogas

O importante papel da sociedade diante deste assunto perturbador e o toque de alguém que entende do assunto.

DSCF2510

Público jovem demonstrou grande interesse sobre o assunto. Foto: Dalvane Rafael.

O uso indevido do álcool e outras drogas, juntamente com suas consequências, tem sido uma constante preocupação das lideranças religiosas, movimentos antidrogas, família e a sociedade em geral, uma vez que, na maioria dos casos, encontram relações diretas com muitos dos sofrimentos apresentados pelos jovens.

Estudar, trabalhar, namorar… situações da juventude que exigem decisões. Mas, como é de conhecimento de todos, as pessoas são diferentes, e consequentemente suas escolhas também se diferem. Com tudo isso, usar as drogas ou se ver livre e distante delas também não deixa de ser uma opção, por isso o importante papel das pessoas que podem prevenir e transmitir à juventude o conhecimento sobre as consequências do uso das drogas, para que, na hora de optar por uma vida sadia ou conturbada, todos saibam escolher o caminho certo a percorrer, longe de qualquer vício.

Pensando nisso, a Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo disponibilizou a seus alunos uma palestra cujo tema é “Prevenção ao Uso de Drogas”, ministrada pelo delegado de Crissiumal, William Garcez,  na sexta-feira, 22 de novembro. Nesta, os jovens puderam tirar suas dúvidas referentes ao tema, e destacaram as questões sobre as consequências tomadas pela justiça, quando deparados com situações envolvendo o jovem e as drogas.

Garcez, além de apresentar aos jovens os diversos tipos de drogas, mostrou as consequências que elas causam no corpo e na mente de quem usa, ressaltando que, no momento em que alguém opta por uma vida ao lado de vícios, aos poucos vai terminando não somente com a própria vida, mas também com a de sua família e todos que o cercam.

“A juventude é um momento da vida em que ocorrem muitas mudanças, e estas exigem de cada jovem a capacidade de discernir o certo do errado, mas, principalmente, exigem que o jovem seja capaz de fazer escolhas, ou seja, optar pelo caminho que irá seguir”, ressaltou o delegado.

Fotos de operações combatendo o tráfico, comandadas pelo delegado, vídeos, e exemplos claros das consequências das drogas, trouxeram aos estudantes uma aproximação e um amplo conhecimento sobre o assunto, alertando-os para o perigo que corre quem escolhe este caminho.

Foto: Cristina Hentges

Foto: Cristina Hentges.

Diante de dúvidas, Garcez colocou-se à disposição para perguntas, sendo questionado sobre o controle da venda de bebidas e cigarros (drogas lícitas) para menores em estabelecimentos comerciais e as consequências tomadas pela justiça diante de um traficante ou um simples comerciante. Destacou que há diferença no tratamento jurídico dispensado entre os vendedores de drogas lícitas (comerciantes em geral) e ilícitas (traficantes), mas foi claro ao alertar que ambas as infrações são punidas abstratamente com pena privativa de liberdade.

Algumas pesquisas mostram um aumento considerável na demanda das drogas entre jovens, principalmente no uso indevido de álcool, que é influenciada pela formação de cada um, seja por frustrações ou opção, e o fator mais preocupante é a precocidade do início desse uso, por isso a necessidade de prevenir.

O delegado William Garcez ainda apresentou, em sua palestra, estatísticas e desvantagens de um jovem que faz uso de substâncias psicoativas em relação a outros que não as usam, por exemplo, em um vestibular, onde se é testado o desempenho total do aluno. O adolescente usuário de drogas não tem condições de concorrer em condições de igualdade com um jovem sadio, pois seu cérebro é atingido, principalmente na área da aprendizagem, diminuindo em até 40% a capacidade de armazenar dados e textos, entre outros problemas que a droga acarreta.

Certo de que o papel desempenhado como delegado e como palestrante está sendo muito bem exercido, William Garcez encerrou sua palestra agradecendo a presença e atenção de todos e ressaltou que, diante de qualquer dúvida, está à disposição para atendê-los individualmente.

Dalvane Rafael / Da Hora