SECOMUNICA recebe Antonio Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 28, aconteceu a última palestra da edição de 2013 da Semana Acadêmica da Comunicação (SECOMUNICA) da UFSM-FW. Antonio Brasil provocou o público presente com o tema “Mídia Ninja: novas tecnologias e jornalismo ação.” A palestra foi uma das mais esperadas, por tratar de um assunto polêmico e atual. Com um vasto currículo, conduziu o debate com bom humor, relatando como viveu e o que considera  fundamental no jornalismo.

Antonio Brasil em palestra a estudantes da UFSM-FW

Antonio Brasil em palestra a estudantes da UFSM-FW. Foto: Rafaela Forchesatto.

Com o objetivo de deixar os acadêmicos incomodados e intrigados com as provocações debatidas, Brasil abriu sua palestra com um vídeo da Mídia Ninja, sigla para narrativas independentes, que surgiu em 2011 e ficou conhecida mundialmente pela cobertura realizada nas manifestações ocorridas no Brasil em junho de 2013. Os Mídias Ninjas divulgam na internet vídeos que a televisão não mostra, como, por exemplo, policiais agredindo manifestantes em meio aos protestos ocorridos na metade deste ano no Rio de Janeiro.

“O jornalista toma decisões o tempo todo”, afirma Antonio  Brasil, pois cada ângulo com que uma notícia é coberta e informada pode favorecer a uma ou outra parte envolvida, e a decisão sobre qual ângulo mostrar cabe ao jornalista. O Jornalismo-Inércia foi usado como exemplo, por ser uma utopia da verdade única.

A provocação que fica deste debate é a de que podemos fazer um jornalismo diferente, que realmente mostre a verdade e não a utopia de verdades únicas. Antonio nos deixa com essa instigação que inclusive com a câmera de um celular podemos estar praticando e fazendo jornalismo.

Rafaela Forchesatto / Da Hora