Programa Patrola foi pago pela Prefeitura para vir gravar matérias em Frederico Westphalen

O valor pago foi de R$ 40.000,00 à RBS TV para que apresentadores e produção do programa viessem gravá-lo na cidade e divulgar a marca Frederico Westphalen.

Na última semana, mais especificamente na terça e quarta-feira (03 e 04/12), apresentadores famosos no estado estavam em Frederico Westphalen. Rodaika Daudt e Luciano Potter comandam o programa Patrola, da RBS TV, que vai ao ar sempre nos sábados pela manhã a partir das 9 horas. Eles estavam em Frederico para gravar a edição que irá ao ar no dia 21/12. Alguns dos locais escolhidos para serem gravadas as matérias foram as universidades URI e UFSM (sendo que na federal o foco foi a locomoção e rotina da acadêmica deficiente visual Rubia Steffens), “pubs” da cidade, o desfile de Natal ocorrido dentro da programação do Frederico em Luz e demais eventos e pontos turísticos da cidade.

Porém, esse interesse de um programa famoso da grade da RBS por uma cidade do interior teve um preço. R$ 40.000,00 foram pagos pela Prefeitura Municipal à emissora para que o Patrola fosse gravado no município. Foi o que divulgou o professor de Jornalismo da UFSM-FW, José Antonio Meira da Rocha, pelo seu perfil na rede social Facebook.

publicação que está no portal da transparência de FW e que foi divulgada por José Antonio Meira da Rocha. O endereço para acesso é: https://sim.digifred.net.br/frederico/contas/despesas/detalhes_credor_empenho/2013/13282

Publicação que está no portal da transparência de FW e que foi divulgada por José Antonio Meira da Rocha. O endereço para acesso é: https://sim.digifred.net.br/frederico/contas/despesas/detalhes_credor_empenho/2013/13282

Segundo a publicação retirada do Serviço de Informação Municipal (portal da transparência que todas as prefeituras são obrigadas por lei a ter), a Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, por meio de sua Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, pagou à Rádio e TV UMBU Ltda (razão social da RBS na região) o valor de R$ 40.000,00 referente à gravação e divulgação da cidade e principalmente do Frederico em Luz no programa Patrola. “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REALIZAR AS GRAVAÇÕES DO PROGRAMA INVASÃO PATROLA NO DECORRER DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO FREDERICO EM LUZ/2013”, diz a discriminação do serviço no portal.

José Antonio Meira da Rocha, divulgador da informação, disse, quando perguntado pela reportagem, que o objetivo que o fez divulgar a informação é de “chamar atenção para a falha da RBS TV em informar seus telespectadores sobre o caráter publicitário de programas como Patrola e Jornal do Almoço no Interior. Considero antiético divulgar propaganda como se fosse produção jornalística”. Meira também acrescenta que esse tipo de prática é normal em administrações públicas, nas três esferas governamentais. “O que tem ser analisado é se esta publicidade terá retorno para o poder público e para a população. No caso da publicidade do programa Patrola, temos que verificar se o aumento da arrecadação, pelo incentivo ao comércio, vale a pena. Até novembro, segundo o Sistema de Informações Municipais de FW, o ISS arrecadou R$ 2.282.784,33, uma média de R$ 207.525,85 por mês. Se, em dezembro, a arrecadação for de uns 290 mil reais, o investimento no Natal Luz poderá ter se pagado, só em aumento do comércio e serviço. Fora o resultado intangível de divulgação da “marca” Frederico Westphalen. Se o aumento da arrecadação não for tão expressivo, as estratégias de comunicação deveriam ser revistas”, concluiu Meira.

Em resposta ao próprio professor pela rede social, a RBS TV, por meio da produtora Alice Urbim, esclareceu o fato dizendo que em programas de entretenimento essa prática é tida como normal e até amplamente autorizada. “Achamos importante que soubesse que a RBS TV não divulga matérias ou qualquer conteúdo pago em seus espaços jornalísticos. O Patrola é considerado programa de entretenimento. Inclusive os apresentadores são liberados para participar de ações comerciais. Uma possibilidade que não existe para os jornalistas da RBS e os programas jornalísticos. São ações previstas no Código de Ética e Autorregulamentação Jornalística da RBS”.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo foi contatada pela reportagem, mas até o momento não obtivemos nenhuma resposta oficial. Porém, o prefeito Roberto Felin Júnior, em seu perfil no Facebook, divulgou uma postagem comentando sobre o porquê da escolha da atração televisiva como forma de divulgação de Frederico Westphalen. “O programa Patrola tem na sua essência um público especifico, ou seja, adolescentes e jovens que estão na fase de escolha por uma profissão, um curso superior e, por que não, para qual cidade ir. Nossa cidade possui hoje aproximadamente dez mil alunos, contando as quatro universidades, cursos técnicos e os tecnológicos”. Felin Júnior também destacou a visibilidade necessária para que os jovens escolham FW para estudar. “Temos a obrigação de mostrar para todo o RS que aqui em Frederico, além do Frederico em Luz… temos sim um público jovem que chega de todos os cantos do Brasil para estudar e permanecer por aqui por pelo menos cinco anos, e como todos sabem os vestibulares estão acontecendo neste exato momento, momento de descobrir o que FW tem para oferecer aos estudantes que aqui decidirem ficar”.

 

Adriano Dal Chiavon / Da Hora

 

 

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