Com o objetivo de reconhecer o trabalho e a cultura do povo gaúcho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul promoveu o evento de premiação dos ganhadores do prêmio Vitor Mateus Teixeira 2013.
O cerimonial aconteceu na noite de quarta feira, 4 de dezembro, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

Elenco do Gemp CIA, presidente da Assembleia Legislativa-RS Pedro Westphalen e deputada estadual Zilá Breintenbach. Foto: Bethania Haas Loblein.
As indicações dos concorrentes e vencedores foram feitas pelos parlamentares, sendo divididos nas categorias de: cantor, cantora, declamador, declamadora, trovador, trovadora, compositor(a), instrumentista, arranjador, pajador, produtor musical, capa de disco, veículo de divulgação de artista gaúcho, grupo de show, grupo de baile, grupo de dança gaúcha, bandinha típica alemã, conjunto ou intérprete de música Teuto-Rio-Grandense e Conjunto ou Intérprete de música Ítalo-Rio-Grandense.
Foram 101 escritos para o prêmio e a comissão julgadora foi formada por dois representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do Estado do Rio Grande do Sul – SICOM/RS, do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF, e um representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia Legislativa do RS.
Na categoria “Grupo de show”, o prêmio foi para o Grupo Gemp Escola e Cia de Dança, da cidade de Crissiumal-RS. O grupo, que completou no ano de 2013 18 anos de trabalho, foi indicado pelo deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB). O Gemp já levou seu espetáculo a mais de 150 municípios no Brasil e acrescenta-se em seu currículo diversas viagens internacionais durante sua trajetória, mostrando seu talento em países da Ásia, Europa e América do Norte. “O destaque em Festivais de Danças também é significativo, já foram mais de 100 premiações, incluindo medalha de ouro na competição Internacional de Dança de Buenos Aires”, afirmou Leandro Rupp, diretor artístico do Grupo.
Zilá Breintembach externizou aos integrantes do grupo toda sua admiração pelo belo trabalho desempenhado: “Os espetáculos do Gemp são diferenciados e sempre cativam e impressionam o público. Não é à toa que o grupo foi declarado patrimônio cultural da cidade de Crissiumal em 2004. Parabéns a todos que fazem parte desta história e levam o nome do município e do Estado para todos os cantos do mundo”, declarou Zilá.
Dalvane Rafael / Da Hora
Deixe um comentário