O projeto de extensão “Tecnologia de Precisão em Gramados de Futebol’’ é coordenado por Antônio Luís Santi, professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, e dele participam 16 alunos de iniciação científica dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia. A ideia do projeto de extensão surgiu em 2012 a partir do convite que o professor recebeu para participar da diretoria do União Frederiquense de Futebol como Vice-Presidente Social. Percebendo as reclamações da torcida e dos próprios jogadores a respeito do gramado do estádio Vermelhão da Colina, Santi resolveu utilizar conhecimentos agronômicos para a melhoria do gramado. “Primeiramente aplicamos a técnica no campo do Itapagé, mas temos a intenção de expandir a ideia para os campos de futebol da região”, ressaltou.
Segundo ele, “o projeto é único no Brasil e a tecnologia é baseada na mesma que é implantada nas lavouras, porém com algumas adaptações”. Tem como objetivo desenvolver projetos, processos e tecnologias de precisão para que sejam aplicadas na manutenção de gramados de futebol. Além de divulgar o campus, também contribui para que futuros engenheiros agrônomos tenham uma base para implantação de novos negócios como, por exemplo, o cultivo de grama, que é um mercado pequeno e pouco investido no estado do Rio Grande do Sul.

Santi ressalta os benefícios da pesquisa acadêmica para a Universidade e a comunidade. Foto: Thaís Soares
Os resultados obtidos no campo do Leão da Colina fizeram com que times da região tomassem conhecimento dessa nova técnica e quisessem também implantá-la em seus gramados. “Uma empresa de Palmeira das Missões ficou sabendo do nosso projeto de extensão e o implantou no gramado da Arena do Grêmio. O grupo não imaginava que o impacto fosse tão grande a ponto da ideia chegar até estádios de times da Primeira Divisão”, destacou Santi.
“A parceria entre o União Frederiquense e a UFSM-FW permanecerá estável devido à construção do Complexo Esportivo, que será sua nova casa. Além disso, há alguns dias, o Leão da Colina firmou uma parceria com o Juventus, da linha Faguense, na qual o time da casa cede sua estrutura para treinos tanto das categorias de base quanto do elenco profissional”, diz Edison Bisognin Cantarelli, professor do curso de Engenharia Florestal e também integrante da diretoria do União Frederiquense.
Amanda Bittencourt, Bruna Perazzoli, Sinara Merlo e Thaís Soares / Da Hora
CLIQUE AQUI para ver o álbum de fotos do projeto
CLIQUE AQUI para escutar o áudio da entrevista do Prof. Dr Antônio Luis Santi.
Deixe um comentário