Na última quinta feira, 13, ocorreu em Frederico Westphalen a recepção aos calouros do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria. Após uma semana de palestras e debates, pertencentes à programação da Calourada e previstos no calendário de atividades do CESNORS, finalmente os novos alunos tiveram a tradicional recepção com muita tinta, farinha, erva e ovo, em iniciativa própria dos acadêmicos envolvidos – calouros e veteranos.
O costumeiramente denominado “trote” teve início na Praça da Matriz, onde os calouros foram devidamente pintados e realizaram um juramento, além da execução de diversas brincadeiras. Logo depois, todos seguiram para a Praça da URI com o já clássico “elefantinho” enquanto os calouros cantavam músicas que exaltavam os seus veteranos e o curso. Chegando à Praça da URI, os novos alunos foram submetidos a diversas perguntas e receberam apelidos. Então, iniciou-se a confraternização entre todos os semestres do curso e outras pessoas presentes.
Para o veterano Mateus Quevedo, o trote é importante, pois “é um rito de iniciação, porque a pessoa ao entrar na faculdade precisa ser apresentada para o corpo estudantil da universidade”. Destacou ainda a importância de tal interação proceder de maneira pacífica e civilizada, sem brincadeiras de mau gosto e, sobretudo, com respeito pelos novos integrantes da universidade. Já para a caloura Juliana Medeiros, “foi muito divertido, um momento de interação para todos, que ficará para toda a vida e nunca se repetirá”.
Débora Theobald / Da Hora
Deixe um comentário