V Simpósio de Agronomia da UFSM-FW trata sobre Cereais de Inverno e suas Doenças

Caroline Weps Guterres fala sobre a importância do manejo no combate as doenças do trigo Foto: Debora Theobald

Caroline Weps Guterres fala sobre a importância do manejo no combate as doenças do trigo. Foto: Debora Theobald

Teve início o V Simpósio de Atualização em Agronomia, nesta terça-feira, dia 18 de março, na Escola Estadual Cardeal Roncalli. Promovido pelo curso de Agronomia e pelo PET (Programa Educacional Tutorial) do curso da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, o evento vai até quarta-feira, dia 19, e será composto de quatro palestras tendo como alvo os estudantes de Agronomia e os produtores rurais da região. Esta edição tem como ênfase os Cereais de Inverno.

As palestras ministradas no primeiro dia foram “Doenças em cereais de inverno”, por Caroline Wesp Guterres e “Danos de percevejos em trigo: um problema em evolução”, por Antônio Ricardo Panizzi.

Caroline Wesp Guterres, doutora em Fitopatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora na CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda., foi a primeira palestrante da noite e discorreu sobre o tema “Doenças em cereais de inverno”, focando principalmente no que diz respeito ao trigo, o carro-chefe dos cereais de inverno.

Alunos de Agronomia atentos a fala da palestrante sobre como controlar as doenças do trigo Foto: Debora Theobald

Foto: Debora Theobald

Ao longo de uma hora de palestra, Caroline falou sobre a produtividade do trigo, doenças como ferrugem, manchas foliares e bacterioses e como podem afetar o rendimento da produção, e o papel que o clima, em especial o do Sul do Brasil, possui no aparecimento de tais doenças. Apresentou ainda soluções para tais patógenos, bem como questões como a importância de uma rápida e correta identificação da doença e os diversos tipos de controle químico e suas temporalidades. Após o término da fala da palestrante, foi aberto um espaço para questionamentos.

Para a acadêmica de Agronomia do 3ª semestre, Geiciane Ochôa Zandoná, tais eventos são “importantes, pois ampliam o conhecimento sobre culturas, doenças e tratamentos”.

No dia 19, o V Simpósio terá seu encerramento com mais duas palestras: “Manejo de cereais de inverno para altas produtividades”, por Elmar Luiz Floss e “Qualidade tecnológica do trigo”, por Lorenzo Mattioni Viecilli.

Debora Theobald / Da Hora