Audiência pública define prioridades de investimentos

Frederico Westphalen – Dez setores entre educação, segurança e economia pública foram incluídos em um projeto que define onde será investido o dinheiro público no próximo ano. A audiência realizada no auditório da URI nesta quarta-feira, 19, foi organizada pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do estado.

Ainda em fase inicial, o Sistema Estadual de Participação Cidadã (SISPARCI) completou uma das cinco etapas estabelecidas até a consolidação dos investimentos. Após discussão e debate entre representante de entidades civis, comunidade e estudantes, foram escolhidas dez áreas (veja abaixo) entre dezesseis preestabelecidas. A votação foi feita por aclamação com participação de cerca de 120 pessoas.DSCF8062

Áreas votadas como prioritárias

1-Desenvolvimento Econômico
2-Desenvolvimento Rural
3-Saúde
4-Segurança Pública e Defesa Civil
5-Irrigação
6-Meio Ambiente e Recursos Hídricos
7-Esporte, Lazer e Turismo
8-Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento
9-Educação Superior
10-Infraestrutura e Logística

Próximas etapas

Os trâmites do SISPARCI se estendem até o início de junho, quando a votação será aberta a todos os eleitores gaúchos. Antes disso, serão realizadas assembleias públicas em todos municípios, além de reunião entre delegados representantes das cidades. Após definir as áreas a receber investimentos, ocorrerá  fórum para consolidar as demandas.

Orçamento 2014

Todas as 28 regiões que formam o estado gaúcho receberam verbas provenientes da SISPARCI. Conforme prestação de contas do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (COREDE), em 2014 foi repassado para o Médio Alto Uruguai mais de R$ 4,137 milhões.

Para o coordenador da macrorregião à qual o Médio Alto Uruguai pertence, Rene Luiz Ceconello, a participação da comunidade é imprescindível para que o Governo consiga melhorar as áreas carentes com mais eficiência. “Nada melhor do que a comunidade local para apontar os problemas com os quais convivem”, frisa.

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (CODEMAU), Edemar Girardi, enfatiza que discutir problemáticas locais e propor soluções em grandes projetos regionais pode facilitar a aprovação de recursos para a região. Segundo ele, a população pode participar nas decisões do orçamento público votando como, onde e em quais setores se deve investir.

Victória Lieberknecht / Da Hora