Caminhada pela paz movimenta Lajeado

Cerca de 50 pessoas se manifestaram no centro da cidade, clamando por paz e cidadania

Cerca de 50 pessoas se manifestaram no centro da cidade, clamando por paz e cidadania. Foto: Victória Lieberknecht

O elevado número de homicídios em Lajeado, no Vale do Taquari, mobilizou famílias e amigos de vítimas no último sábado, 29. Um pedido de paz, cidadania e justiça levou cerca de cinquenta pessoas às ruas lajeadenses. Do início de janeiro até a terceira semana de março, 15 jovens foram mortos na cidade. O índice ultrapassa o número total de mortes em 2013, que somaram 13.

Alarmados com a falta de segurança no Vale do Taquari, pais, irmãos e demais cidadãos clamavam pela paz em uma caminhada silenciosa. Cartazes carregados pelos manifestantes expressavam o sentimento de cada um. Ao som das músicas “Mais uma Vez”, da banda Legião Urbana, e “Eleanor Rigby”, dos Beatles, a caminhada iniciou no Parque Professor Theobaldo Dick, no Centro.

Os manifestantes caminharam ao longo da principal avenida de Lajeado, a Júlio de Castilhos. O ponto de chegada foi no posto Faleiro, onde realizaram oração em homenagem às vítimas e famílias. De mãos dadas, desejaram uma cidade sem violência. Terminaram com abraços a passeata, que durou cerca de meia hora.

 

Manifestantes percorreram a principal avenida da cidade

Manifestantes percorreram a principal avenida da cidade. Foto: Victória Lieberknecht

      Tráfico de drogas

O delegado Sílvio Hupper revela que três dos casos têm relação entre si e que mais homicídios devem ser registrados nos próximos dias. Conforme ele, houve aumento nas prisões de grandes traficantes. Com isso, tiraram das ruas os principais gerentes dos pontos de venda de drogas, abrindo brechas para novos grupos, ocasionando as mortes devido a disputas internas pelo controle das “bocas de fumo”.

 

Victória Lieberknecht / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora