Frederico Westphalen recebe pesquisador norueguês

Sveinung Legard em entrevista sobre sua pesquisa. (Foto: Tamires Matté)

Sveinung Legard em entrevista sobre sua pesquisa. Foto: Tamires Matté

Está em Frederico Westphalen o pesquisador Sveinung Legard, da Universidade de Oslo, Noruega. Seu objeto de estudo é o processo de participação popular no Rio Grande do Sul. Na região, visitou os municípios de Alpestre e Alto Alegre.  Até o final de abril, ele deve percorrer outras cidades gaúchas.

O pesquisador tem presenciado a realização de assembleias públicas, entrevistando os participantes e organizadores (prefeitos, secretários) e aplicando questionários específicos. Seu alvo de interesse são os detalhes da prática da implantação do Orçamento Participativo, bem como as opiniões relacionadas ao assunto.  Ao todo, ele pretende realizar de 60 a 70 entrevistas mais aprofundadas, além de uma amostra a ser calculada de questionários.

A escolha do Rio Grande do Sul para a realização da pesquisa se deve à história do estado, em especial da capital Porto Alegre como pioneira na implementação do Orçamento Participativo, em 1989. Em outros países, a participação popular orçamentária ainda é experimental e não chega a ser realizada em nível estadual, como acontece no estado.

Legard destacou que as principais dificuldades enfrentadas em solo gaúcho são as limitações do idioma e o pouco conhecimento acerca do contexto das audiências de que está participando. Ainda assim, ressaltou estar sendo muito bem recebido e espera poder retornar ao Brasil antes de finalizar seu estudo.

 

Tamires Matté / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora