A Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, promoveu na última segunda-feira, 07 de abril, uma programação alusiva ao Dia do Jornalista. A organização do evento ficou a cargo do Diretório Acadêmico de Jornalismo (DAJ) e recebeu o apoio do colegiado do curso.
Pela parte da manhã, os acadêmicos assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Jaeme Callai, com o tema: “50 anos do Golpe Militar”. Callai, formado em Pedagogia pela Unijuí e em História pela UPF, trabalha como professor há mais de 40 anos. Ele iniciou sua exposição parabenizando os acadêmicos pela escolha do tema da palestra, destacando a necessidade de manter a memória de um acontecimento tão importante.
A palestra abordou uma perspectiva histórica do Golpe, iniciando com o apontamento das principais revoluções no Brasil e no mundo, evoluindo até o final do movimento e suas consequências. Além disso, o professor relatou suas experiências na época do regime, bem como alguns dados a respeito do tema.
Após pouco mais de uma hora de palestra, realizou-se um intervalo com coquetel. Em seguida, o palestrante encerrou sua fala e colocou-se à disposição para responder as dúvidas dos alunos.
Durante a tarde, a programação prosseguiu com oficinas nas seis áreas específicas do jornalismo: Assessoria de Imprensa, Jornalismo Impresso, Jornalismo Digital, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Telejornalismo. Essas atividades foram coordenadas por jornalistas egressos do curso.
Tamires Matté / Da Hora
Deixe um comentário