Alunos de jornalismo promovem exposição que relembra obras e artistas censurados na ditadura militar

Na tarde dessa terça-feira, dia 15, alunos de Jornalismo da UFSM, campus Frederico Westphalen, realizaram no salão de recepção da universidade uma exposição que resgatou um pouco da história brasileira.

Obras literárias que sofreram com a censura foram destaques na exposição  Foto: Carine Zandoná Badke

Obras literárias que sofreram com a censura foram destaques na exposição. Foto: Carine Zandoná Badke

Motivados por um trabalho proposto na disciplina de Comunicação e Direito, ministrada pela professora Vera Martins, e tendo como inspiração a palestra sobre os 50 anos do Golpe Militar realizada na última semana durante as comemorações do Dia do Jornalista, os alunos relembraram as atividades artísticas que sofreram com a censura durante os anos em que o Brasil esteve sob o regime militar. O acadêmico e um dos organizadores da exposição, Adriano Dal Chiavon, comentou a importância de iniciativas como esta. “O principal objetivo mesmo do trabalho é relembrar as atrocidades e a censura do período e, mantendo isso na lembrança, ajuda a evitar futuras repressões”.

Além de artistas censurados, os alunos resgataram filmes, músicas, peças teatrais e obras literárias impedidos de veiculação nos anos de chumbo.

Rodrigo D’avila / Da Hora