URI promove palestra “Frente parlamentar de homens pelo fim da violência contra mulheres”

Ao lado de integrantes do curso de Serviço Social, o deputado discorre sobre seu projeto. (Foto: Tamires Matté)

Ao lado de integrantes do curso de Serviço Social, o deputado discorre sobre seu projeto. Foto: Tamires Matté

Na quinta-feira, 24 de abril de 2014, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, por meio do curso de Serviço Social, promoveu uma palestra com o Deputado Estadual Edegar Pretto. O tema foi “Frente parlamentar de homens pelo fim da violência contra mulheres”, que é um projeto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pretende promover a discussão acerca das várias formas de agressão contra as mulheres. O principal objetivo é sensibilizar os meninos e homens, implantando políticas públicas que beneficiem a população feminina vítima de violência.

O evento teve início com a participação de um acadêmico da instituição que brindou a plateia cantando duas músicas. Após, a mesa foi formada pela professora Tânia Mara Minetto, coordenadora do curso de Serviço Social, por uma aluna e pelo deputado.

Edegar iniciou sua fala saudando a comunidade e agradecendo ao convite. Contou um pouco de sua história e destacou a intimidade que tem com a região, já que é natural de Miraguaí e chegou a residir em Frederico Westphalen. Introduzindo o assunto de seu projeto no parlamento , discorreu sobre a importância de leis como a Maria da Penha. Além disso, explanou sobre os objetivos, a evolução, os resultados e as promessas do programa. Por fim, agradeceu aos presentes pela participação nesse processo de mudança cultural por um mundo de paz e disponibilizou-se a responder perguntas.

Ao final da palestra, a coordenadora Tânia fez um pronunciamento agradecendo a presença do parlamentar e frisando a importância do evento como “a primeira semente” para difundir a discussão sobre o tema, tanto na universidade quanto no município.

Tamires Matté / Da Hora