Tenente Portela recebe médica através de Programa do Governo Federal “Mais Médicos”

médica cubana é recepcionada pelo prefeito Elido Balestrin e pela secretária de saúde Giovna Maciel. Foto: Clic Portela

Médica cubana é recepcionada pelo prefeito Elido Balestrin e pela secretária de saúde Giovna Maciel. Foto: Clic Portela

A Prefeitura de Tenente Portela, através da Secretaria de Saúde e Saneamento do município, já conta com uma profissional do programa Mais Médicos do governo federal. A cubana Erildes Rodriguez Acosta, 29 anos, chegou está semana no município, e na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, foi recepcionada pelo prefeito Élido Balestrin e pela secretária de saúde, Giovana Maciel.

A médica passou 30 em Porto Alegre efetuando um treinamento em medicina brasileira e cursos de Língua Portuguesa, e agora está em período de adaptação e acompanhamento dos profissionais das unidades de saúde de Tenente Portela. Conforme a secretária de saúde, Giovana Maciel, a médica esta aguardando o Registro do Ministério da Saúde (RMS), que deve chegar em no máximo 30 dias, para iniciar suas atividades na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município.

Hoje o município de Tenente Portela conta com quatros ESFs (Estratégia de Saúde da Família), e pretende, segundo Giovana, criar uma quinta estratégia para incluir a nova médica.

– Com certeza a saúde vai ter uma melhora considerável. Além da ampliação do nosso número de médicos, também ampliaremos o número de atendimento nos ESFs – destacou a secretária.

– Não vejo a hora de começar os atendimentos no município, agora é começar a adaptação – comentou Erildes.

O contrato firmado entre a prefeitura e o governo, para manter o “Mais Médicos”, é de três anos, e o município vai gastar, no máximo, R$ 2.500 mensalmente, entre moradia e alimentação da médica cubana.

 

Marieli Pessotto / ClicPortela / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora