Exército realiza atividades cívico-sociais em Frederico Westphalen

Banda da 3ª Divisão do Exército de Cruz Alta animou as atividades cívico-sociais na Praça da Matriz Foto: Adriano Dal Chiavon

Banda da 3ª Divisão do Exército de Cruz Alta animou as atividades cívico-sociais na Praça da Matriz. Foto: Adriano Dal Chiavon (O Alto Uruguai)

Foi realizado neste domingo, 18 de maio, na Praça da Matriz de Frederico Westphalen, das 9 às 15 horas, o Dia na Praça, com atividades cívico-sociais, com o 27ª Grupo de Artilharia em Campanha (GAC), Grupo de Monte Cesaros, que faz parte da Operação Ágata 8.

Com um efetivo de cerca de 500 soldados distribuídos ao longo da fronteira, e com 200 presentes na cidade de Frederico Westphalen o Grupo de Monte Cesaros realizou atividades como pista de orientação, pista de cordas, exposição de materiais do Exército, como caminhões e armamentos, além de uniformes históricos, de barraca de divulgação institucional, apresentação da tropa e a grande atração que movimentou o público: o concerto da banda musical da 3ª Divisão do Exército de Cruz Alta, que tocou diversas canções, tanto populares quanto composições do exército, após o que se seguiu um pequeno desfile dos batalhões. Ainda, ocorreram atendimento odontológico bem como orientações a cerca de higiene e saúde.

Com movimento frequente, a população participou das atividades bem como tirou diversas fotos, principalmente dos objetos expostos. Para Roselei Galhardo, atividades como essas são importantes, pois possibilitam ações que podem ser compartilhadas com a família, além do encantamento das crianças para com os soldados, a maneira como se portam e desfilam.

Desfile dos pelotões participantes da Operação Ágata 8 Foto: Adriano Dal Chiavon

Desfile dos pelotões participantes da Operação Ágata 8. Foto: Adriano Dal Chiavon (O Alto Uruguai)

Já para o prefeito Roberto Felin Junior, atividades cívicas socias como as realizadas servem para resgatar valores que são esquecidos, como o respeito, e proporcionam uma maior aproximação com a idealização de um projeto de instalação de um Quartel Tiro de Guerra em Frederico Westphalen, por ser uma cidade fronteiriça, além de polo regional, sendo assim um ponto estratégico, capaz de transmitir tranquilidade e segurança para a população.

A Operação Ágata 8 é uma iniciativa do Governo Federal realizada pelo Exército em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, da Justiça, da Fazenda e da Defesa, que intensifica a presença de autoridades nas áreas de fronteiras, visando o combate ao contrabando, crimes ambientais, fiscalização agropecuárias, entre outros, bem como promove a aproximação da população com as autoridades militares.

O Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão do Exército de Cruz Alta, Severino de Ramos Bento da Paixão, destacou a importância de tais atividades realizadas pelo exército, pois despertam o civismo, o amor pela pátria, e tem caráter social por aproximar as instituições com o objetivo de servir ao povo. E observou que Frederico tem sido sede de eventos como esses devido ao fato de ser desenvolvida e receber de braços abertos os soldados.

Debora Theobald / Da  Hora

About Agência Da Hora